A professora Elizabeth Guedes, presidente da ANUP, foi reconduzida ao Conselho de Participação do Fundo Garantidor do Fundo de Financiamento Estudantil (FG-FIES) como membro titular.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira, 25. Confira aqui.
Elizabeth representa as mantenedoras das Instituições de Ensino Superior (IES) cotistas do FG-FIES, sendo a única do setor a ocupar essa posição.
A recondução dela ao órgão colegiado fortalece a representatividade da ANUP em fóruns decisórios sobre o Ensino Superior e destaca a relevância da entidade na formulação de diretrizes e iniciativas voltadas à educação brasileira.
Além do Conselho de Participação do FG-FIES, a ANUP também está presente em outros órgãos estratégicos, como o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Fórum Nacional de Educação, o Conselho Consultivo para o Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares) e a Estratégia Nacional de Economia de Impacto e o Comitê de Economia de Impacto (Enimpacto).
A Associação participa ainda da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro (Semerj), do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) e do Instituto Educação de Qualidade (IEduQ).
Elizabeth Guedes é presidente da ANUP, conselheira do CNE, membro titular do FNE, presidente da Câmara de Ensino Superior (CES) da Confenen, vice-presidente do Semerj e integra o Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Com 33 anos de experiência na educação, ela fundou o Ibmec-SP e foi a primeira executiva da Rede Laureate no Brasil, onde atuou como reitora, presidente de mantenedora e VP Acadêmica.
SOBRE O CONSELHO
O Conselho de Participação do FG-FIES foi criado pela Lei nº 10.260/2001 e tem como finalidade orientar a atuação da União nas assembleias de cotistas do Fundo Garantidor do FIES – FG-FIES. O órgão é presidido por um representante do Ministério da Fazenda, conta também com representantes da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério do Planejamento e das mantenedoras das Instituições de Ensino Superior (IES) cotistas do FG-FIES.
O FG-FIES é um fundo criado para funcionar como garantia para estudantes inadimplentes com o FIES. Os recursos provêm do governo federal e das IES que participam do programa de financiamento estudantil.
Foto: Lourival Augusto/ANUP