Notícias

Img

Nesta terça-feira, 15 de outubro, comemora-se, no Brasil, o dia do professor. O momento é uma oportunidade de parabenizar os profissionais da educação e também refletir sobre a importância dessa profissão para a sociedade.

A data, que faz referência a educadora Santa Teresa de Ávila, santa católica e ao dia que D. Pedro I baixou um Decreto Imperial no país, criando o Ensino Elementar no Brasil, foi oficializada em 1963, pelo Decreto Federal nº 52.682.

Segundo o Movimento “Todos pela Educação”, o Brasil tem atualmente 2,2 milhões de docentes e, apesar das dificuldades que acompanham a profissão, a educação é a segunda área preferida pelos brasileiros formados no Ensino Superior. Isso é o que revelou o relatório “Education at a Glance” de 2019, divulgado pela Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Por outro lado, dados do relatório de Políticas Eficientes para Professores da (OCDE), apontam que, nos últimos 10 anos, caiu de 7,5% para 2,4% o interesse de estudantes de 15 anos pelo magistério no Brasil.

Má remuneração, falta de estrutura e investimentos acabam afastando o interesse dos jovens por uma das profissões mais importantes para a sociedade.

Já os que fizeram a escolha pela educação entendem o compromisso e a responsabilidade que o ofício impõe. Segundo uma pesquisa internacional da OCDE sobre ensino e aprendizagem, a Teaching and Learning International Survey, de 2018, as três principais motivações de professores ao escolher a profissão são: contribuir com a sociedade, influenciar no desenvolvimento de crianças e jovens e beneficiar socialmente os desfavorecidos.

Remodal