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A Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), por meio da Rede ANUP de Educação Médica, realizou a primeira reunião para debater a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em Medicina.

O encontro foi conduzido pelo Dr. Silvio Pessanha Neto, coordenador da Rede, e por Elizabeth Guedes, presidente da ANUP e relatora da comissão do Conselho Nacional de Educação (CNE) responsável pela análise da revisão das DCNs.

A reunião, realizada por videoconferência na terça, 25 de fevereiro, foi aberta a Instituições de Ensino Superior (IES) associadas ou não, devido a importância do assunto, e contou com a participação de cerca de 50 gestores, coordenadores de curso, chefes de departamento e professores.

Nesse primeiro encontro, os participantes foram orientados a analisar documentos que embasaram as discussões, como o Texto Referência das DCNs produzido pelo CNE e a Proposta da Associação Brasileira de Medicina (ABEM) para as DCNs dos cursos de Medicina.

O objetivo da ANUP com essa reunião foi justamente elaborar uma proposta fundamentada para contribuir com a consulta pública instaurada pelo CNE a fim de receber sugestões para o Texto de Referência. O prazo para o envio das contribuições se encerra em 14 de março.

FORMAÇÃO DE QUALIDADE

Elizabeth e Silvio participaram da reunião diretamente de Brasília, onde estavam para um encontro na ABEM. A presidente da ANUP destacou os desafios para que as novas DCNs reflitam uma formação médica de qualidade, alinhada às necessidades do país.

“Temos um caminho desafiador pela frente, com muitas ideias para discutir, desde a concepção do curso até sua relação com as políticas públicas do SUS. São inúmeros pontos que precisam ser analisados com profundidade”, afirmou Elizabeth.

Já Silvio ressaltou a importância da contribuição da ANUP na formulação de políticas públicas para a Educação Médica, lembrando que o texto em consulta não é a versão final das DCNs, mas um ponto de partida para o debate.

“Desde a pandemia, a Rede ANUP de Educação Médica tem promovido diálogos com especialistas e representantes das IES particulares, resultando em contribuições relevantes, como na regulamentação do ensino híbrido, na carga horária do internato e na antecipação da lista de concluintes habilitados para o Enade de Medicina. Agora, temos mais uma oportunidade de refletir sobre as novas DCNs e consolidar uma proposta da ANUP”, destacou Silvio.

Durante a reunião, os participantes foram convidados a contribuir colaborativamente por meio da plataforma MIRO, indicando pontos que consideram necessários para revisão, manutenção ou aperfeiçoamento.

Todas as sugestões serão analisadas e consolidadas em um documento único, que será debatido na próxima reunião sobre o tema, marcada para quarta-feira, 12 de março, das 19h às 20h30. As inscrições estão abertas para integrantes da Rede ANUP de Educação Médica. Clique aqui para se inscrever.

REVISÃO DAS DCNS

As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina atualmente em vigor foram estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº 3/2014. O processo de revisão começou em 2024, quando o CNE abriu uma consulta pública que foi posteriormente suspensa para aprofundamento das discussões com especialistas.

Agora, com a publicação de um novo Texto de Referência, o Conselho reabriu a consulta pública por meio de um Edital de Chamamento Público, que ficará aberto até o dia 14 de março para o envio de contribuições.

Remodal