Notícias

Img

Para ter o direito a exercer a medicina no Brasil, os médicos graduados no exterior precisam ser aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida). A 2ª etapa, que testa as habilidades clínicas dos participantes, será marcada no segundo semestre deste ano.

Nos últimos sete anos, mais de 15 mil profissionais tiveram seus diplomas validados por Instituições de Ensino Superior brasileiras. Só neste ano, são 6,1 mil. A maioria dos inscritos concluíram os cursos na Bolívia e Cuba. Apesar disso, quase metade (47%) dos que fizeram a prova no ano passado eram brasileiros. Ao todo, 44 universidades públicas realizam o reconhecimento do diploma. O Revalida é resultado de uma parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde.

Já o programa Mais Médicos, que abriu vagas para contratação de médicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), possibilita que médicos estrangeiros possam atender pacientes e assumir as vagas as quais os profissionais brasileiros recusaram. Isso porque a revalidação assegura o direito ao trabalho por toda a vida, enquanto a autorização do Mais Médicos é temporária. A medida foi chancelada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Remodal