Notícias

Img

Durante os dias 12 e 13 de março, representantes de diversos setores da sociedade e pesquisadores brasileiros e estrangeiros estiveram reunidos, em Brasília (DF), para debater sobre o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida. O Seminário Internacional da Primeira Infância foi organizado pelo Ministério da Cidadania e reuniu mais de 350 pessoas nos dois dias de evento. A primeira dama, Michelle Bolsonaro e o ministro Osmar Terra, fizeram a abertura do Seminário que foi acompanhado por autoridades, políticos, especialistas sobre primeira infância e representantes de organismos internacionais como a ONU e Unicef.

Em seu discurso, a primeira-dama reafirmou o compromisso com as crianças brasileiras e ressaltou a importância de programas como o Criança Feliz. “Este seminário é muito importante para o compartilhamento de experiências e consolidação de pesquisas para o desenvolvimento infantil. Tenho a certeza de que o olhar atento dos cuidadores e dos agentes públicos nos primeiros anos da vida infantil irá construir uma sociedade mais justa, ativa e saudável”, concluiu.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, aproveitou o momento para ressaltar a importância de investir em ações que priorizem a primeira infância. “Nós podemos construir políticas públicas realmente duradouras e é pela primeira infância onde podemos começar a mudar a realidade e as diferenças sociais da população”, defendeu.

O programa Criança Feliz, coordenado pelo Ministério da Cidadania, foi, também, o tema da fala do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante o seminário. Para ele, a Lei do Marco Legal da Primeira Infância, que pavimentou a criação e implementação de políticas públicas como o Criança Feliz, é um marco histórico.

O Seminário Internacional apresentou oito painéis, onde pesquisadores e representantes de organizações públicas e privadas debateram o tema, trouxeram experiências e discutiram a importância de se investir nos primeiros anos de vida do ser humano, como forma de fortalecer o desenvolvimento da sociedade.

A Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP, esteve presente, representada por sua vice-presidente, Elizabeth Guedes. Ela participou do painel: Inovações – o papel da iniciativa privada – juntamente com a diretora da United Way Brasil, Gabriella Bighetti; a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita e a diretora presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Mariana Luz. Elizabeth Guedes falou sobre como as empresas podem colaborar com a primeira infância.

Em sua fala, a vice presidente da ANUP explicou como foi desenvolvida a disciplina sobre primeira infância, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Para a vice-presidente da Associação é importante formar profissionais capacitados para trabalhar com esta fase das crianças. A disciplina, de 80 horas, faz parte do projeto Instituição Parceira da Primeira Infância e já foi incluída na grade curricular de 142 instituições de ensino superior, associadas a ANUP.

O projeto Instituição Parceira da Primeira Infância vai desenvolver outras ações com o mesmo objetivo: incentivar as IES a priorizarem a primeira infância.

Também estiveram presentes no evento a assessora do China Development Research Foundation e de desenvolvimento infantil do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, Mary E. Young; a diretora da Fundação Bernard Van Leer, Cecilia Vaca Jones; o assessor de economia do Departamento Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Norbert Schady, entre outros.

Criança Feliz

Durante o seminário foi firmado ainda um pacto pela continuidade e avanço do programa Criança Feliz em todo o país. A ideia é continuar aprimorando o programa para chegar a um maior número de famílias atendidas. O Pacto teve a assinatura de 24 estados, mais o Distrito Federal. Apenas os estados de Santa Catarina e Minas Gerais ainda não aderiram ao Programa.

Até o momento, o Criança Feliz está presente em 2.622 municípios brasileiros e já atendeu mais de 519 mil crianças e gestantes, com um total de mais 12 milhões de visitas domiciliares.

Referência: ANUP

Remodal