Notícias

Img

Na última sexta-feira, dia 23 de março, a Universidade de Araraquara – Uniara teve sua primeira defesa de doutorado: o aluno do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM, Guilherme Pacheco Pereira, defendeu sua tese, intitulada “Novas formulações baseadas em biocelulose para aplicações médicas” e orientada pelo professor Hernane da Silva Barud, na unidade II da instituição.

A banca examinadora foi composta pelos docentes Marcus Chorilli, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara; Vanusca Dalosto Jahno, da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, Rosana Maria Nascimento de Assunção, da Universidade Federal de Uberlândia – Campus de Pontal Ituiutaba, em Minas Gerais, e Wilton Rogério Lustri, do PPGB-MRQM, além de Barud.

“É um momento muito importante para a Uniara, que já há algum tempo vem construindo toda uma estrutura e uma proposta de consolidar e ampliar seu papel enquanto instituição de ensino superior, e de desenvolver ensino, pesquisa e extensão com excelência, sendo que seus programas de pós-graduação vêm contribuir de forma significativa para isso”, declara o coordenador do PPGB-MRQM, André Capaldo Amaral.

Ele conta que os doutorados da universidade – em Biotecnologia e em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – foram reconhecidos em 2015, “e o nosso teve início em agosto daquele ano”. “Guilherme é da primeira turma, e teve um desempenho impressionante: levou somente dois anos e sete meses para que ele concluísse o doutorado. O estudante foi bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e estagiou na Argentina, fazendo um intercâmbio importante, além de já ter publicado um artigo científico e tendo outro prestes a ser publicado. Os méritos são dele, de seu orientador, o professor Hernane, e de toda a equipe”, orgulha-se.

O doutorado, segundo o coordenador, é o marco no processo de formação acadêmica e científica de um pós-graduando “porque é, talvez, um momento onde o aluno atinge uma maturidade e uma autonomia científica de pesquisa e docência”.

“Esperamos que, após Guilherme, muitas outras defesas de doutorado sejam realizadas, reforçando cada vez mais a proposta da Uniara de se desenvolver também no aspecto científico”, finaliza Amaral.

Informações sobre o PPGB-MRQM da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7348.

Remodal