O questionamento sobre o valor entregue pelas Instituições de Ensino Superior (IES) à sociedade será discutido no XVII Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES).
O evento, que reunirá gestores educacionais de todo o país, contará com palestras, dinâmicas de grupo, apresentações de painéis e cases de sucesso, e ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto, na Faculdade Pernambucana de Saúde, em Recife (PE).
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do FinancIES (acesse aqui). Associados à ANUP têm 10% de desconto.
Adriano Dias Souza, fundador e diretor executivo do FinancIES, ressalta a importância de os executivos financeiros questionarem constantemente se o valor entregue pelas IES à sociedade é realmente o prometido. Ele destaca a necessidade de avaliar se há mudanças a serem implementadas para melhorar e consolidar os resultados esperados pela agenda ESG.
“Diante das críticas sobre o atual modelo de geração de valor, é nossa tarefa debater e avaliar constantemente se os estudantes estão sendo preparados para atender as exigências do mercado de trabalho, qual o real valor agregado aos profissionais com ensino superior, entre outros temas latentes e seus impactos na educação. Estes e outros assuntos serão abordados no XVII FinancIES de uma maneira provocativa e focada na verdadeira geração de valor das IES”, explica.
O presidente do FinancIES e vice-reitor da Fecap, Taiguara Langrafe, ressalta a pressão crescente da sociedade para que as empresas adotem a agenda ESG. “Conciliar a entrega de valor para stakeholders com diferentes necessidades e demandas é um enorme desafio para os executivos. Quanto ao ensino superior particular, um ponto importante para o debate é o impacto do processo formativo na vida do estudante e do egresso. Estamos fazendo o nosso melhor? O que mudar para obter melhores resultados para todos e a longo prazo?”, questiona.
Taiguara também aponta que o executivo financeiro tem um papel estratégico na distribuição de recursos nas organizações. “A geração de eventos, debates e troca de ideias é fundamental; mas a tangibilização das ações passa pelas aprovações orçamentárias e pelos investimentos, atividades inerentes aos executivos financeiros. Estarmos todos na mesma página quanto aos conceitos e estratégias irá gerar mais eficiência e resultados positivos para as IES”, avalia.
HISTÓRICO E PARTICIPAÇÃO
O FinancIES, que teve início em 2007, já reuniu mais de dois mil executivos de IES de diversas regiões do país e se consolidou como um exemplo de sucesso compartilhado e uma instituição representativa no cenário educacional. O evento, que já foi realizado em cidades como Florianópolis (SC), Brasília (DF), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Maringá (PR), Sorocaba (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), continuará a tradição de reunir profissionais de destaque para discutir temas atuais.
Mais informações sobre a programação, os palestrantes convidados e inscrições no site do FinancIES (acesse aqui).