O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nota técnica para apresentar a metodologia de cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente ao ano de 2019. Trata-se de um indicador de qualidade que leva em consideração diversos aspectos relativos aos cursos de graduação que são identificados pelo código de curso no e-MEC. Esse sistema é utilizado pelas Instituições de Educação Superior (IES) para inscrição de estudantes habilitados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e para enquadramento de cursos em uma das áreas de avaliação do exame. Acesse aqui, na íntegra, a nota técnica Nº 58/2020/CGCQES/DAES.
Para chegar ao cálculo do CPC são consideradas informações como o desempenho dos estudantes, o que é mensurado a partir das notas dos estudantes concluintes do Enade, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso e corpo docente, baseando-se em dados do Censo da Educação Superior referentes ao ano de aplicação do exame, à titulação e ao regime de trabalho dos docentes vinculados aos cursos avaliados. Além disso, avalia-se também a percepção discente sobre as condições do processo formativo. Para isso é feito um levantamento de informações relativas à organização didático-pedagógica, à infraestrutura e instalações físicas e às oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional, a partir das respostas obtidas com a aplicação do Questionário do Estudante.