O prazo para as instituições de ensino superior publicarem o relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA) referente à autoavaliação de 2020 está terminando. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (lnep) receberá os relatórios, por meio do sistema e-MEC, até 31 de março.
A autoavaliação institucional é responsável por identificar os meios e recursos necessários para a melhoria da instituição, bem como a verificação dos acertos e equívocos no próprio processo institucional.
Para isso, o relatório de autoavaliação deve conter todos os resultados referentes aos dados coletados no processo de avaliação interna, originados por meio de análises qualitativas, que poderão subsidiar a gestão institucional e orientar as ações de caráter administrativo, político, pedagógico e técnico-científico.
Com esse documento, o Ministério da Educação e o lnep poderão identificar a atuação das instituições, por meio de suas atividades, considerando as diferentes dimensões institucionais, especialmente as obrigatórias, descritas na Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Esse relatório subsidia a avaliação de alguns indicadores durante a visita in loco, realizada pelo lnep. O envio do relatório de autoavaliação institucional pode ser em versão parcial ou final, de acordo com o ciclo planejado pela instituição.
Nova oportunidade
As instituições de educação superior que não postaram, em 2020, o relatório da CPA referente à autoavaliação de 2019, podem fazê-lo este ano, considerando os entraves causados pela pandemia. Nesse caso, o relatório deve ser inserido juntamente com o referente a 2020, em arquivo único, também até 31 de março.
Uma outra opção é a instituição reprogramar seu ciclo e inserir apenas o relatório referente a um período.
Fonte: Coordenação-Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES); Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (lnep)