Os programas de pós-graduação do país receberam equivalência entre conceitos e notas. A mudança ocorre para atender pesquisadores e instituições que solicitavam a tabela de correspondência para atualizar a avaliação dos cursos.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou uma portaria, nessa quarta-feira (12/5) em que define qual conceito equivale a cada nota. De acordo com o documento:
Os cursos em vigência que receberam notas seis e sete não possuem equivalência.
Entre 1977 e 1997, a Capes avaliava cursos por meio de conceitos (letras) e, depois, passou a adotar as notas (números).
Em janeiro, um grupo de trabalho foi formado para definir as correspondências. A ideia era tornar os critérios claros. Segundo Sérgio Avellar, coordenador-geral de Normatização e Estudos da Diretoria de Avaliação da Capes, a definição deve atender estudantes que buscam cursos no exterior e precisam apresentar as notas, mas só tinham o conceito do curso.
Fonte: G1 – Globo