Notícias

Img

O podcast da BandNews FM, Elas com Elas, que reúne mulheres para debater temas importantes e diversos, com apresentação da jornalista Gabriela Mayer, contou essa semana com a participação da presidente da ANUP, Elizabeth Guedes.

O episódio já está no ar e tratou da pandemia e as desigualdades na universidade. Além da presidente da Anup, participaram do podcast outras mulheres envolvidas de várias maneiras na educação superior, contribuindo com suas perspectivas. São professoras, estudantes, pesquisadoras, gestoras, representantes de categorias – de universidades públicas e de universidades privadas.

A reportagem mostra que a ampliação do acesso ao ensino superior, a que o Brasil vinha assistindo nas últimas décadas, retrocedeu na pandemia e as desigualdades também se agravaram na universidade. O ensino remoto e a crise econômica, que obrigou mais gente a cortar despesas, deixou pelo caminho jovens que já tinham ingressado na faculdade. E bloqueou as perspectivas de outros, que não conseguiram concluir o ensino médio ou, ainda que tenham concluído, adiaram o desejo de completar o ensino superior pela necessidade urgente de sobrevivência.

Elizabeth Guedes falou sobre a redução de matrículas e oferta de cursos nas instituições de ensino particulares, o enxugamento nos quadros de funcionários e as dificuldades enfrentadas pelas instituições menores. Falou também sobre como as políticas educacionais vem sendo desmontadas há alguns anos e o impacto disso no setor de ensino superior privado, citando como exemplo o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que sofreu consecutivos cortes no número de vagas disponíveis para estudantes que não podem pagar a faculdade.

Ouça o podcast em:

https://open.spotify.com/episode/5SRHOVeirFo2Bq7890R877?si=75KcFhYtS0qqssQ1EQw-vA&nd=1

Remodal