Acaba de ser lançada a publicação com o registro do processo desenvolvido para a realização do I Desafio Universitário pela Primeira Infância, os resultados alcançados e a apresentação dos projetos dos 10 grupos finalistas. O material está disponível aqui.
O objetivo da publicação é inspirar outros professores e profissionais que atuam no ensino superior a também desenvolverem projetos para fortalecer este movimento de mudança.
A Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) acredita que impulsionar o envolvimento das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil com a temática da primeira infância é fundamental para a promoção de um melhor desenvolvimento infantil por meio de cidades mais sustentáveis e amigas das crianças e relações de parentalidade mais saudáveis.
Por ser uma associação de representação nacional, a ANUP reconhece que tem um papel importante a desempenhar no incentivo às ações de solidariedade e cidadania dentro da sociedade brasileira. Assim, dedica parte de sua atividade também ao fortalecimento de ações de políticas públicas promovidas pelo governo e de responsabilidade social de outras instituições.
Com o respaldo de sua credibilidade, bem como nas ações de responsabilidade social e nas parcerias que começou a estabelecer com esse fim nos últimos anos, a ANUP lançou, em 2020, o I Desafio Universitário pela Primeira Infância, sua primeira iniciativa de ampla visibilidade como importante agente de transformação social nesta temática.
O motivo é que vem ganhando força no mundo, nas diversas esferas da sociedade, por meio de estudiosos, profissionais de diversas áreas, governos e sociedade civil, a premissa de que uma sociedade próspera e menos desigual se constrói com investimentos nos primeiros anos de vida do ser humano.
As bases para o pleno desenvolvimento físico, intelectual e psicossocial do indivíduo acontecem na chamada “primeira infância”, que começa na gestação e vai até os 6 anos de idade. É durante esse período que 90% das conexões cerebrais se estabelecem, sendo estimuladas por interações com os pais, cuidadores, demais membros da família e outras crianças.
Além disso, o processo de desenvolvimento cognitivo na primeira infância é influenciado pelos estímulos que a criança recebe dos ambientes que frequenta, como sua casa, a escola, parques e outros espaços de sua comunidade. Por isso, é importante estar atento às suas questões e demandas ao planejar os espaços públicos e privados.
O Brasil, em particular, atravessa um momento importante no tema da primeira infância, dado que o interesse e o investimento na área têm aumentado nos últimos anos. Em 2016 foi sancionada a Lei n. 13.257 (Marco Legal para a Primeira Infância) que dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera dispositivos legais que tratam do assunto. E em 2020 o Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI), originalmente lançado em 2010, foi revisado e atualizado, com o propósito de atualizar a descrição do panorama de vida e desenvolvimento das crianças, incorporar as conquistas nos últimos dez anos e incluir os temas emergentes de interesse maior para a primeira infância.
A publicação teve o apoio institucional da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e da Fundação Bernard van Leer, instituição fundada em 1949 que entende que, ao promover um bom começo na vida das crianças, é possível impactar positivamente sua trajetória de vida e de toda a sociedade.
Convidamos você para conhecer melhor essa iniciativa e também ser parte dessa construção de uma melhor infância e de um futuro melhor para todos.