Notícias

Img

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) elegeu, por unanimidade, na tarde de quarta-feira, 29 de setembro, a nova Diretoria para gestão 2021-2023, que terá como presidente a reitora do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP), professora Lia Maria Herzer Quintana, até então vice-presidente da entidade. O processo eleitoral foi realizado em plataforma digital, na 95ª Assembleia Geral Extraordinária e Eletiva.

Criado em 30 de abril de 1966, o CRUB é hoje a única entidade a congregar todos os segmentos da Educação Superior no Brasil, representando todos os reitores e reitoras do país, e é um importante articulador dos diálogos na esfera pública. Na época de sua criação, o Conselho visava articular e consolidar o Ensino Superior no Brasil; pensar estrategicamente o sistema universitário no seu todo e propor medidas para o seu pleno desenvolvimento; promover o intercâmbio e a cooperação entre todas as universidades; e que todas as instituições de Ensino Superior contribuíssem eficazmente para o desenvolvimento nacional.

Este compromisso, consolidado há mais de cinco décadas, possui ideais atuais, tais quais vislumbravam aqueles 28 reitores, em 1966, quando se uniram para a criação do CRUB, e que tinham uma visão que enxergava para além das instituições que presidiam. A reitora da Urcamp, ao longo de sua gestão frente ao Centro Universitário, sempre primou pela qualidade da educação sem perder o foco na inovação e na importância de contribuir para o desenvolvimento regional onde a Urcamp atua. Até então vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, hoje reafirma o seu comprometimento assumindo a Presidência.

“Esta nova gestão irá dar continuidade ao trabalho que iniciamos em 2019, onde tivemos adequações e começamos a revitalizar o CRUB, entendendo que esta entidade é um espaço da educação superior e todas as suas matizes: comunitárias, particulares, federais, estaduais e municipais. Nós modernizamos o nosso Estatuto, e, além disto, realizamos o nosso grande projeto, que é o Plano Nacional de Educação, contemplando todos os segmentos. Vamos dar sequência ao trabalho realizado, com uma diretoria que representa nosso país, pois possui membros de Norte a Sul, Leste a Oeste e Centro, portanto estamos referenciados no Brasil Inteiro”, afirmou.

Encerrando um ciclo, o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, professor Waldemiro Gremski, passa sua Gestão à Lia Quintana, agora tornando-se seu vice-presidente. “Nós iniciamos este trabalho há dois anos e a reitora Lia foi fundamental; portanto, essa ascensão à Presidência é normal e natural. Eu nunca tinha visto uma eleição tão tranquila”, finalizou o reitor da PUCPR.

Nova diretoria

Presidência: Reitora Lia Maria Herzer Quintana (Urcamp – Comunitária)

1ª Vice-Presidência: Reitor Waldemiro Gremski (PUCPR – Comunitária)

2ª Vice-Presidência: Reitora Margarida de Aquino (UFAC – Federal)

3ª Vice-Presidência: Reitor Rodrigo Bruno Zanin (UNEMAT – Estadual/Municipal)

4ª Vice-Presidência: Reitora Beatriz Maria Eckert-Hoff (UDF – Particular)

1ª Tesouraria: Reitor Pedro Falcão (UPE – Estadual/Municipal)

2ª Tesouraria: Reitora Luciane Ceretta (UNESC – Comunitária)

1ª Secretaria: Reitora Luciane Lúcio Pinheiro (UNISA – Particular)

2ª Secretaria: Reitor Marcelo Brito Carneiro Leão (UFRPE – Federal)

Suplentes:

Reitor Paulo Fossatti (UNILASALLE – Comunitária)

Reitor Felipe Sartori Sigollo (Universidades Brasil – Particular)

Reitor Evandro do Nascimento Silva (UEFS – Estadual/Municipal)

Conselho Fiscal

Reitor Marco Antônio Soares de Souza (Universidade de Vassouras)

Reitor Márcio Araújo Oliverio (Universidade Metodista)

Reitor Milton Beltrame Júnior (UNIVAP)

Reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer (UNISC)

Reitora Beatriz Balena (UVA)

Reitor José Marinoni (UCDB)

Fonte: Jornal Minuano online

Remodal