A Superintendência do Banco do Nordeste (BNB) em Pernambuco apresentou a representantes de instituições de ensino superior as condições da nova linha de crédito para contratações de Financiamento Estudantil (Fies).
Os recursos serão oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal funding do BNB.
“Com a taxa subsidiada do FNE, o Banco passa a atuar com as melhores condições do mercado para os estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos, financiando 90% da mensalidade do aluno”, diz o superintendente estadual, em exercício, Antônio Jorge Guimarães.
O Ministério da Educação prevê que os fundos constitucionais brasileiros financiem 150 mil vagas neste ano no Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.
“Nesse momento, o Banco do Nordeste quer firmar o convênio com as instituições de ensino superior para viabilizar a oferta do financiamento aos alunos em Pernambuco. Estamos satisfeitos por sermos alternativa para 70 mil estudantes no Nordeste. Certamente, recursos do BNB não faltarão”, afirmou.
Marília Figueiredo, representante da Faculdade Boa Viagem, em evento com o BNB disse que a possibilidade de contratação do Fies pelo Banco do Nordeste acontece em boa hora.
“Cerca de 40% dos nossos alunos utilizam o Fies e nós passamos, recentemente, por uma crise que dificultou o acesso ao financiamento. Agora, surgem novas possibilidades para estudantes e para as faculdades”, comentou.
O evento com o BNB foi realizado no último dia 11 e reuniu representantes da Faculdade Santa Helena, Faculdade Boa Viagem, Centro Universitário Vale do Ipojuca, Faculdade de Ciências de Timbaúba, Faculdade de Olinda, Faculdade São Miguel e Faculdade Nova Roma.