Notícias

Img

Teve início nesta terça-feira, 3, o Seminário de Avaliação do programa Pró-Defesa, que tem por objetivo implantar redes de cooperação acadêmica no país na área de Defesa Nacional. O evento é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Ministério da Defesa, e segue até o dia 4 de abril, no edifício-sede da agência, em Brasília.

Para o diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, Geraldo Nunes Sobrinho, o seminário é uma oportunidade de mostrar à sociedade o trabalho realizado pelo programa. “A sociedade pede que os resultados de nossas ações sejam divulgados e que os tornemos acessíveis. Por outro lado, o Seminário também revela a importância do trabalho de agências como a CAPES e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que têm sua atuação baseada no mérito dos pesquisadores”, disse. Segundo o diretor, a avaliação realizada no encontro será o ponto de partida para as ações futuras no âmbito do Pró-Defesa.

O Tenente Brigadeiro do Ar, Ricardo Machado Vieira, ressaltou o esforço desenvolvido pelo Ministério da Defesa na busca e disseminação do conhecimento por meio de cursos de extensão, concursos de monografias e teses, além da parceria com a CAPES. “As Forças Armadas têm buscado desenvolver o conhecimento na área de defesa nacional, bem como estimular a pesquisa científica. Nesse sentido, a CAPES é uma importante parceira e vem nos auxiliando nessa caminhada, contribuindo para que essa temática esteja cada vez mais presente no cenário nacional”, disse.

Durante os dois dias de evento, os 12 projetos selecionados pelo programa no ano de 2013 serão apresentados por seus grupos de pesquisa e debatidos por seus pares com o objetivo de avaliar e colher dados para as futuras ações governamentais na área.

Pró-Defesa

Pró-Defesa tem por objetivo implantar redes de cooperação acadêmica no país na área de Defesa Nacional, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados no tema. Em sua 3ª edição, foi destinado ao programa orçamento no valor de R$ 2,8 milhões, montante distribuído entre 12 projetos selecionados no ano de 2013.

Remodal