eventos

II Fórum da Clínica Psicomotora

10 de Dez.
De 19h às 21h30
Online
Taxa de inscrição
Gratuito R$ 0,00

Sobre o evento

O sucesso do I Fórum da Clínica Psicomotora à luz da Psicanálise, online em 2020, instigou a comissão organizadora a promover o II Fórum, com novo tema: Demanda, Escuta e Intervenção em Clínica Psicomotora. O evento é uma parceria da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) com a Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP), a Argus Psicomotricidade Relacional Integrada e a Editora Corpora e acontecerá no dia 10/12 (sexta-feira), das 19h às 21h30, no canal da ANUP no YouTube.

A Psicomotricidade é uma ciência que tem como objetivo o estudo do homem através do seu corpo em movimento, referenciado em seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção da corporeidade do sujeito em movimento, organizado e integrado, a partir da modulação tônico-emocional e da imagem do corpo. Estas são constituídas nas experiências vividas e sua ação é resultante da individualidade, das inter-relações e da construção de laços sociais com seus pares e o meio.

Em 2021, o evento será mais condensado, em uma noite de trabalhos, com seis palestrantes de renome que aliam a Psicanálise à sua prática psicomotora. São eles: Elisangela Gusi, do Paraná; Marlon Sbampato, de Minas Gerais; Patricia Nieto, do Chile; Sabrina Toledo, do Rio de Janeiro; Silvia Saal, da Argentina; e Suziane Abreu, de Fortaleza.

O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP), da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), da Editora Corpora, de Buenos Aires e da Clínica Argos, de Recife.

O tema central será desenvolvido pelos palestrantes, com sua própria visão da teoria e prática profissional.

A demanda são os pedidos feitos pelas crianças e as famílias, pelo adolescente, pelo adulto e pelo idoso, para que possam compreender o que sentem, seus sintomas, suas dificuldades e como podem mudar como sujeitos, para que sua ação e relação sejam promotoras de crescimento pessoal.

A escuta do psicomotricista é escuta e olhar para ação e relação dos sujeitos, enfocando sua expressividade tônico-motora e suas construções lúdicas simbólicas, num momento de observação que vai permitir traduzir os conteúdos latentes que se manifestam nas vivências.

A intervenção realiza a contenção afetiva e é exercida com parceria simbólica e nela se enunciam os limites necessários. Essa intervenção é corporal e verbal, através de gestos, posturas, modulações de tônus e de pontuações que clareiam o vivido.

A clínica psicomotora pode se realizar em consultório particular, em instituições de atendimento terapêutico e em hospitais.

A psicomotricidade na clínica de orientação psicanalítica, a partir da relação transferencial, promove possibilidades de acolher os sintomas, ressignificá-los, oportunizando ao sujeito a construção de uma nova história pessoal.

Remodal