eventos

O novo ENADE das Licenciaturas: o desafio da qualificação da formação de professores

10 de Abr.
15h
Online
Taxa de inscrição
Gratuito R$ 0,00

Sobre o evento

Anunciada para este ano, a versão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) específica para as Licenciaturas é tida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira como a principal ferramenta para resolver a lacuna existente na formação de professores no país.

Além da avaliação teórica, o Enade Licenciaturas vai considerar, também, a nota obtida pelo estudante em seu estágio prático na Rede Pública. O plano de aula elaborado pelo aluno é outro componente que será avaliado tanto pela Instituição de Ensino Superior (IES) quanto pela escola onde o estágio foi realizado.

Em outra via para tentar solucionar as questões relacionadas à formação está a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), atualmente sob análise do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Partindo dessa conjuntura, ANUP e Hoper Educação realizam no dia 10 de abril, às 15h, o webinar “O novo ENADE das Licenciaturas: o desafio da qualificação da formação de professores”. Foram convidados para debater o tema o prof. Manuel Palácios, presidente do Inep, a prof. Elizabeth Guedes, presidente da ANUP e conselheira do CNE, e Adriano Coelho, CEO da Hoper Educação.

A mediação ficará com o jornalista João Vianney, sócio da Hoper Educação.

O webinar visa discutir os critérios de avaliação do ENADE para as licenciaturas e como eles refletem a qualidade da formação de professores; explorar como a nova DCN de formação de professores em discussão no CNE dialoga com o ENADE e com a melhoria da profissão no Brasil e analisar as tendências e os desafios atuais e futuros das IES na formação de professores.

As inscrições são gratuitas!

Palestrantes

Img

Elizabeth Guedes

Elizabeth Guedes é presidente da ANUP (Associação Nacional das Universidades Particulares), conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) e membro-titular do FNE (Fórum Nacional de Educação). Além disso, atua como presidente da Câmara de Ensino Superior da Confenen (Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino) e é integrante do Fórum de Presidentes do CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras). Com uma trajetória de 33 anos na área da educação, ela fundou o IBmec-SP e foi a primeira executiva da Rede Laureate no Brasil, ocupando cargos como reitora, presidente de mantenedora e vice-presidente acadêmica.

Img

Manuel Palácios

Manuel Palácios é presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ), ele possui vasta experiência no desenvolvimento de sistemas de gestão e avaliação da educação pública. Palácios foi secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) em 2015 e 2016, e anteriormente, entre 2004 e 2007, atuou como diretor de Políticas da Educação Superior e de Desenvolvimento da Educação Superior, além de ter exercido o cargo de secretário interino da Secretaria de Educação Superior do MEC.

Img

Adriano Coelho

Adriano Coelho é CEO, sócio e consultor acadêmico sênior da Hoper Educação, especializado nas áreas de Gestão do Ensino Superior, com foco em Gestão de Indicadores de Qualidade, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Modelagens Acadêmicas para o Ensino Superior e Educação a Distância. Possui mestrado e doutorado em Educação pela PUC de São Paulo e é palestrante no Prodeese, o Programa de Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação.

Img

Joao Vianney

João Vianney é jornalista e psicólogo, além de sócio e consultor da Hoper Educação. Ele possui doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde também coordenou o Laboratório de Ensino a Distância de 1995 a 1999. Vianney foi diretor do projeto Universidade Virtual Brasileira em 2000, tema que abordou em seu primeiro livro, “A Universidade Virtual no Brasil”. Entre 2001 e 2009, foi diretor do campus Unisul Virtual, na Universidade do Sul de Santa Catarina, e em 2010 ocupou o cargo de diretor de EaD no Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Além disso, integrou comissões avaliadoras do MEC e do Conselho Estadual de Santa Catarina, e está na Hoper desde 2011.

Remodal