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Segundo dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), divulgados na última semana, quase 35% dos alunos que fizeram o exame em 2017 declararam ser os primeiros da família a concluir o ensino superior. Esses números foram levantados por meio do questionário do estudante, obrigatório para todos os participantes do Enade. Os resultados são importantes para traçar um perfil socioeconômico dos universitários.

Os números também revelam que 22,5% dos estudantes receberam financiamento do Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para ingressar nas instituições de ensino superior. Desse total, 33,2% são os primeiros da família a concluírem um curso no ensino superior na modalidade presencial. Nos cursos de educação a distância esse número salta para 38,2%.

A vice-presidente da ANUP, Elizabeth Guedes, defendeu a linha de financiamento estudantil para alunos da educação a distância “Estivemos em contato com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE e Ministério da Integração Regional, para que o P-FIES seja utilizado também pelos estudantes na modalidade de educação a distância na primeira graduação. Além disso, estamos em diálogo com o MEC e FNDE para oferecer o FIES público para cursos de educação a distância, na segunda graduação, uma novidade que pode ajudar muitas pessoas que querem redirecionar suas carreiras.”, defendeu.

Os dados do Enade revelam a importância dos programas governamentais como o FIES e o Prouni para que mais pessoas tenham acesso às universidades. Eles também servem de base para amplição dos programas existentes ou desenvolvimento de novas políticas públicas voltadas ao ensino superior.

Em 2017, os cursos avaliados pelo Enade foram os de bacharelado e licenciatura da área de Ciências Exatas e afins. Além desses, os cursos superiores de tecnologia de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial, também foram avaliados.

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