Notícias

Img

O Censo Escolar 2017 contabilizou mais de 2,5 milhões de docentes, sendo 349,7 mil professores do ensino superior, no ano passado. Os dados do Ministério da Educação (MEC) revelam ainda que 10,5% dos 1,2 milhão de universitários no último ano da graduação estavam matriculados no curso de pedagogia. A carreira teve mais de 125 mil estudantes terminando o curso em 2017.

A pedagogia foi a que mais atraiu novos estudantes. Do total de calouros registrados pelo Censo, 9,2% se matricularam no curso. Para o ministro da Educação, Rossieli Soares, é importante investir na educação dos professores. “Hoje, 75% das matrículas do ensino superior estão em universidades privadas e 82% dos professores que estão em escolas públicas vem de universidades privadas. Melhorar o processo de formação com as universidades privadas é estratégico e fundamental”, explica.

O curso de pedagogia também é um dos que mais responde pelo crescimento da educação a distância (EaD) no Brasil. Desde 2009, a maioria dos futuros professores estão matriculados em um curso que não é presencial e, em 2017, esse número chegou a 60% do total de matrículas. Já o número de concluintes que estavam na reta final do curso a distância ultrapassou pela primeira vez o de estudantes que concluíram a graduação presencial.

Segundo Rossieli a educação a distância é uma importante ferramenta de inclusão. “Temos claramente públicos distintos que buscam a EaD e a presencial. Mais jovens solteiros estão em número maior na presencial, no início da vida. Na EaD estão pessoas mais estabilizadas no trabalho e que querem continuar crescendo na carreira”, explica o ministro.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2017 comprova o avanço da EaD. Entre os 450,9 mil estudantes concluintes que participaram do exame, a distribuição entre as modalidades a distância e presencial no Conceito 3 é praticamente igual – 39,1% dos presenciais e 39,6% dos de EaD. O Conceito Enade, calculado com base no desempenho dos estudantes, é um dos indicadores de qualidade do ensino superior.

Remodal