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Quando se pensa em Censo, a primeira ideia é um levantamento de dados estatísticos, que pode ocorrer em âmbito regional ou nacional. Mas a interpretação destes números pode revelar movimentos importantes e sinalizar tendências de diversas áreas.

Na Educação não é diferente. O Censo do Ensino Superior 2020 revelou mobilizações das instituições, docentes e estudantes. A Professora Elizabeth Guedes, que acaba de ser reeleita como Presidente da ANUP – Associação Nacional das Universidades Particulares – é a convidada do Blog da Minha Biblioteca para analisar estes resultados e o impacto deles na sociedade.

MB – Como avalia a importância do Censo da Educação e, em particular, o Censo do Ensino Superior?

Elizabeth Guedes – O Censo é o instrumento básico para a formulação de políticas públicas que incentivem o aumento na penetração e da qualidade acadêmica em todas as áreas. Na Educação Superior, através do Censo, podemos avaliar o comportamento de estudantes, professores e instituições de ensino em todo o país. A combinação dele com o Censo Escolar nos permite avaliar a qualidade do percurso de nossos alunos em sua jornada de aprendizagem.

MB – De que maneira os resultados refletem a educação nacional? Quais os principais aspectos neste cenário?

Elizabeth Guedes – Os dados do Censo espelham o comportamento dos agentes privados e públicos na promoção da Educação. Um dado alarmante revela que mais de 60% de nossa população de jovens não frequenta a Educação Superior, sendo que cerca de 40% deles concluiu o nível médio, o que mostra um lado negativo da crise econômica, prejudicando milhões de estudantes. E, por outro lado, assinala a necessidade de governo e sociedade se unirem em torno de propostas que capturem a atenção e o interesse destes jovens para a educação. Os cursos técnicos, agora constando do quinto itinerário da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), são uma esperança neste aspecto. O retorno destes jovens à escola deveria ser objeto de intensa busca ativa, por parte dos governos e da sociedade.

MB – Quais os pontos mais alarmantes, apontados pelo Censo, e que merecem maior atenção dos gestores acadêmicos?

Elizabeth Guedes – A evasão, a concentração da oferta em profissões que não apontam para o futuro, a concentração de matrículas em redes de ensino e a dificuldade de gestão em tempos de mudança são algumas delas.

Os gestores que não compreenderem este ambiente disruptivo, que não se apoiarem em práticas pedagógicas que efetivamente ajudem nossos jovens em sua formação cidadã e profissional irão desaparecer. E no limite, se como país não soubermos responder ao desafio da formação inicial e continuada de qualidade para nossos professores, certamente perderemos os poucos avanços que conseguimos alcançar. A pandemia já produziu uma parte desta involução, principalmente junto aos estudantes da rede de educação básica pública.

MB – O que de mais positivo se pode avaliar nos resultados do Censo e como os gestores poderiam aproveitar estes aspectos?

Elizabeth Guedes – O que se tem de positivo são as enormes oportunidades que um país imenso como o nosso, com uma rede capilarizada e nacional de escolas públicas e privadas de Educação Básica, pode obter se for sério e consistente em sua opção para a Educação como política de Estado.

O ensino precisa ser de qualidade para todos e ainda temos sérios problemas de gestão a serem resolvidos. É muito triste, porque os filhos da classe média continuarão sendo bilíngues, aspirando novas carreiras e seguirão seu caminho de construção do futuro. Mas isto não é suficiente para uma Nação. Precisamos que todos tenham esta chance.

MB – Pensando nos números revelados no Censo, como pode ser definido o perfil das IES hoje? Que área precisa de avanços ou ajustes: gestão, tecnologia, formação dos docentes?

Elizabeth Guedes – Tipicamente, somos uma rede de pequenas e médias instituições privadas de Educação Superior espalhadas pelo país. Estamos em 700 municípios de forma presencial e em mais lugares com as unidades de ensino a distância (EAD). E todas as áreas precisam de avanço. A qualidade acadêmica é um processo, não um estado de coisas. É preciso avançar sempre apoiando os docentes, investindo em tecnologia e aprimorando os métodos de gestão.

Na minha visão, nosso problema central é a lentidão dos órgãos públicos na área da Educação. Represam processos, demoram na avaliação e desvalorizam a qualidade acadêmica. Por isso, todo o nosso sistema de avaliação e regulação necessita de uma revisão urgente.

MB – Dos 3,7 milhões de ingressantes, por modalidade, 53% optaram pelo EaD e superaram o presencial. É uma tendência sem volta? E como irão conviver ensino presencial e híbrido neste novo contexto?

Elizabeth Guedes – A internet 5G e todos os avanços que a tecnologia vai continuar nos trazendo irão acabar com esta “dicotomia jaboticaba” de presencial e EAD. Isto é um raciocínio criado na década de 1990, e que os incautos continuam a acreditar que existe. É como querer separar a função telefone de seu dispositivo celular, do streaming onde se ouve música. O aparelho hoje é também para falar, mas para muitas outras coisas também. Assim é a Educação: conteúdo entregue de várias formas, em diferentes linguagens, de acordo com a necessidade do aluno.

MB – As três principais estratégias adotadas pelas IES na pandemia, que ultrapassaram 90%, tanto na rede pública como privada, foram: aulas ao vivo (síncronas) por meio da internet; adoção de novas ferramentas digitais para ensino aprendizagem e adaptação do processo de avaliações para o formato remoto. Qual a importância de cada uma delas?

Elizabeth Guedes – Elas se autoexplicam. Enquanto o Brasil fechou, nossas escolas privadas de educação básica e superior se reinventaram, recusaram-se a deixar seus alunos abandonados à pandemia, ao isolamento total, ao atraso na aprendizagem. Hoje, doses de vacina depois, podemos olhar para trás e nos orgulhar de nosso papel ativo e protagonista. Nossos estudantes progrediram, aprenderam, ficaram mais maduros, estão prontos para usufruir da liberdade de estarem juntos de forma construtiva. Somos um sucesso e estamos de parabéns!

MB – O número de docentes em atuação na Educação Superior caiu 5,1%. Mas, em 2020, é visível a melhoria na qualificação. Os doutores já representam quase a metade da força do trabalho (48,6); Mestrado (35,9) e até especialização (15,5) sendo que a meta 13, do PNE, já foi alcançada. Pode comentar este cenário?

Elizabeth Guedes – Não existe estudo que prove o resultado adicional no aproveitamento dos alunos por causa da titulação de Mestres e Doutores de seus professores. Então, ter titulação pode ser necessário, como quer o PNE (Plano Nacional de Educação), mas não é suficiente. E isto sempre estará vinculado ao curso que estamos ministrando. Em alguns, é preciso especialistas, gente com experiência de campo, de vida profissional, e não de teóricos da ciência. Outros existirão onde eles são absolutos e fundamentais. Então, esta coisa de meta do PNE ter sido alcançada não significa nada, em termos da melhoria concreta do aprendizado do aluno.

MB – Qual a expectativa da Educação no país, partindo do cenário revelado pelo Censo?

Elizabeth Guedes – Como país, precisamos de um planejamento estratégico que considere sempre a Educação como política de Estado para termos boas expectativas de futuro. Penso que o Estado se “reinventa” a cada eleição e a Educação é levada a reboque. Ao invés de ser farol, é espelho retrovisor. A apropriação política do setor o faz avançar e retroceder, de acordo com a vontade do dirigente da época. A sociedade precisa se unir neste debate de modo a que nosso sistema seja estável, persista em suas metas e busque de forma obsessiva a qualidade acadêmica.

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