Uma parceria entre o Ministério da Educação, MEC, dez Institutos Federais e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, viabilizou a abertura de 3,9 mil vagas para que professores das redes públicas se especializem em docência para a educação profissional e tecnológica, dentro do programa Novos Caminhos.
As aulas começam neste semestre, e serão realizadas nos polos da Universidade Aberta do Brasil, UAB, nos institutos federais espalhados por setenta municípios e onze estados.
Os professores que quiserem participar da capacitação, devem ficar atentos aos sites dos Institutos Federais para saber como será o processo seletivo. Cada instituto tem seu próprio edital e alguns já foram publicados.
Confira os institutos que publicaram editais:
– Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – inscrições abertas até o dia 30 de outubro, para um total de 550 vagas em onze cidades mineiras.
– Instituto Federal da Paraíba – inscrições abertas até o dia 4 de novembro, oferta um total de 400 vagas distribuídas em oito cidades do Estado.
– Instituto Federal de Mato Grosso – inscrições abertas até o próximo dia 8 de novembro, com 350 vagas em cinco cidades.
– Instituto Federal de Rondônia – inscrições abertas até o próximo dia 8 de novembro e conta com a oferta de 350 vagas em sete cidades.
– Instituto Federal de São Paulo, o prazo vai até o dia 15 de novembro, para 300 vagas em cinco cidades.
Também participam dessa oferta, o Instituto Federal de Goiás, com 400 vagas; o Instituto Federal da Pernambuco, com 350 vagas; o Instituto Federal do Piauí, com 450 vagas; o Instituto Federal do Amazonas, com 400 vagas; o Instituto Federal do Amapá, com 350 vagas.
As novas vagas se somam às 4.320 ofertadas pelo Programa Novos Caminhos em parceria com os Institutos Federais do Espírito Santo e de Santa Catarina neste semestre. Ao todo, as duas iniciativas, somente no ano de 2020, ofertarão mais de oito mil vagas para formação de professores no âmbito do Novos Caminhos.
A expectativa do Ministério é garantir a capacitação, até o ano de 2022, para 40 mil docentes que atuam na educação profissional, em cursos de complementação pedagógica, atualização tecnológica e especialização.
Referência: Anup com informações do Mec