Notícias

Img

A diretoria da ANUP foi recebida na manhã da última quarta, 3 de setembro, pelo secretário de Educação Superior, Marcus David, na sede da Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação (MEC).

Participaram da audiência o presidente da ANUP, Juliano Griebeler, a vice-presidente, Claudia Andreatini, e os diretores Sara Pedrini e Adriano Fernandes.

Durante a tarde, o grupo foi recebido na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pelo diretor de Gestão de Fundos e Benefícios, André Gustavo, e pelo coordenador-geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil (CGFIN), Rafael Tavares.

Além de apresentar oficialmente a nova diretoria da Associação, eleita em abril deste ano, a audiência na SESU teve como objetivo discutir melhorias nas políticas de apoio e financiamento ao estudante de Ensino Superior (ProUni e FIES), além de tratar de questões relacionadas à Política Nacional de Educação Superior. No FNDE, a pauta foi, especificamente, o FIES.

De acordo com o presidente da ANUP, o grupo colocou a entidade à disposição do secretário e da SESU para contribuir com projetos e iniciativas da secretaria nas áreas de atuação, bem como com os programas de bolsa e de financiamento estudantil.

“A ANUP tem um importante papel na defesa do Ensino Superior de qualidade e na contribuição direta para a criação e fortalecimento de políticas públicas para o setor. Com a nova diretoria, esse compromisso está ainda mais firme, sobretudo por termos, neste ano, uma agenda com importantes temas para serem discutidos – além das questões relacionadas ao ProUni e FIES, que são urgentes”, afirmou Juliano Griebeler.

Segundo a professora Claudia Andreatini, a reunião foi positiva e o secretário Marcus David, solícito. “Mencionamos questões relacionadas à ociosidade de vagas e o grande índice de evasão dos dois programas, aspectos que prejudicam não só as instituições, mas também o governo. O secretário demonstrou claramente a preocupação em se aprofundar nessas questões”, destacou.

No FNDE, a diretoria da ANUP abordou aspectos relacionados ao “Compromisso FIES”, que elevou o teto de financiamento para os cursos de Medicina e garantiu a cobertura de 100% do valor para estudantes com contratos na modalidade FIES Social. O grupo também apresentou sugestões de medidas que podem contribuir para reduzir a inadimplência e aumentar o índice de preenchimento de vagas do programa.

“A ANUP atua sempre com o objetivo de aprimorar o programa, de modo que ele cumpra plenamente sua finalidade: possibilitar a formação de brasileiros no ensino superior. O FNDE conta com uma equipe técnica diligente, que tem buscado constantemente implementar melhorias com foco nos estudantes. O FIES é um programa complexo, que passou por diversas modificações ao longo de sua trajetória. Temos confiança de que o diálogo entre reguladores e mantenedoras continuará permitindo avanços consistentes”, declarou Juliano.

Para Adriano Fernandes, as duas audiências reiteram o papel propositivo da ANUP com a agenda da educação tanto no Legislativo quanto no Executivo. “Essas reuniões são importantes para reforçar que a Associação está comprometida com uma postura propositiva de melhorias das políticas educacionais e de contribuir com as atividades desempenhadas pelas duas organizações”, ressaltou.

 

Remodal