No próximo dia 7 de junho, o Centro Universitário FEI, em São Paulo, irá receber diversos convidados, entre dirigentes dos mais diferentes segmentos universitários, pró-reitores, coordenadores, representantes de corpo docente e associações do setor educacional no 7º Fórum de Reitores, realizado pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) em parceria com a ANUP, Abiee, Andifes, Anec e Abruc.
A diretora executiva do CRUB, Fernanda Povoa, falou sobre o evento e os temas escolhidos para o debate durante o Fórum.
Que temas serão debatidos durante o 7º Fórum de Reitores?
R: Nós vamos abordar a questão do financiamento da educação superior tanto pública como privada. Por que tanto pública como privada? Porque o Crub ele é a única entidade que reúne tanto o segmento público como o privado da educação superior, reunindo universidades e centros universitários.
Essa é uma temática do momento. Uma temática que nós estamos trabalhando bastante e foi uma solicitação dos nossos próprios associados nesse sentido para a gente conseguir trabalhar melhor e descobrir alternativas para a questão do financiamento que tanto aflige as nossas universidades.
O tema escolhido tem a ver com as consequências que diversas áreas sofreram após sucessivas crises econômicas?
R: Sim. Todas elas, tanto públicas como privadas estão sentindo as restrições e os balanços das crises que ocorrem sucessivamente no Brasil, e esse tema foi proposto por isso, tanto para trabalhar a parte da educação pública, as restrições orçamentárias que nós vemos sofrendo ao longo do tempo quanto a parte também das privadas com restrições por conta de financiamentos como o FIES, por exemplo, e não só esse financiamento estudantil, mas também uma proposta de longo prazo; o que fazer no longo prazo com essa educação, com esse financiamento da educação no Brasil.
Após o evento deve sair algum documento oficial? Destinado a quem?
R: A nossa proposta é no final da reunião a gente fazer um documento oficial com todas essas propostas, baseadas nessas discussões que vamos ter durante o dia 7, e essa proposta ser encaminhada aos presidenciáveis como início de uma base, de uma plataforma para a educação superior e para o financiamento da educação superior
A nossa expectativa é que a gente consiga congregar o máximo de reitores possíveis e consiga ter boas ideias e um bom debate sobre essa questão do financiamento lá dentro da educação superior e dentro do Crub, que isso possa gerar bases para diretrizes de políticas públicas e tudo mais para os próximos anos e próximos ministros e presidentes do país.
Além do CRUB, que demais entidades estarão representadas?
R: O Crub como uma entidade plural e diversa, no seu seio, no seu bojo ela abarca todas essas associações dos segmentos. Tanto as associações do segmento público como Andifes e ABRUEM e do segmento privado comunitário, como é a questão da ABRUC, ANEC, ABIEE, como as particulares que são representadas pela ANUP.