Notícias

Img

A Rede Nacional Primeira Infância, RNPI, e a ANDI – Comunicação e Direitos promovem lançamento da plataforma OBSERVA – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância — uma ferramenta inovadora para o monitoramento das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos no Brasil. O evento será online no dia 8, quinta, às 10h30.

A plataforma está estruturada em três eixos:

  • Dados para monitoramento da Primeira Infância no país
    O Observa disponibiliza 44 indicadores sobre a primeira infância no Brasil, sendo que cada indicador permitirá visualizar séries históricas, comparações entre entes federativos e desagregações por aspectos socioeconômicos.
  • Planos pela Primeira Infância
    Na plataforma OBSERVA, os gestores públicos de todo o país poderão acessar uma análise de conteúdo de 100 Planos pela Primeira Infância nas diferentes regiões do Brasil. Esse eixo oferece a possibilidade de download dos planos já identificados e de envio de novos planos.
  • Biblioteca Observa: Marcos Legais sobre a Primeira Infância
    Vai reunir dezenas de materiais sobre o tema, como os marcos legais nacionais e multilaterais, documentos de órgãos governamentais, investigações acadêmicas e estudos elaborados por organizações da sociedade civil, fundações empresariais e instituições de cooperação internacional.

O Lançamento da plataforma OBSERVA – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância, será no dia 8, quinta, às 10h30. Acesse o link abaixo para assistir: webinarioobserva

E no dia 9, sexta, um webinar vai apresentar o resultado da pesquisa “Pais em casa: Impactos da pandemia na divisão do trabalho de cuidado”. Uma ação desenvolvida pela empresa pela 4daddy, coordenada por Leandro Ziotto, juntamente com as pesquisadoras Camila Pires e Tayná Leite. A iniciativa ainda conta com a reflexão e contribuição dos psicólogos Jarbas Junior e Vinicius Farani, e a validação estatística da Bianca Ambrósio, especialista em pesquisa de mercado.

O estudo investigou os impactos da pandemia na divisão dos trabalhos domésticos e de cuidado, e teve a participação de 1554 respondentes (261 homens e 1293 mulheres), complementada pela pesquisa aprofundada com 21 pais e 6 companheiras/esposas, desses pais heterossexuais, que se declararam participativos.

A pesquisa apresenta quatro reflexões-chaves dos desafios que serviram como pilares para a construção de cinco ações práticas (macro e micro) voltadas à sociedade civil, iniciativa privada e Poder Público.

Premissas de pesquisa:

  • O isolamento social reduziu a rede de apoio, aumento a sobrecarga das famílias brasileiras. (Precisamos compreender e acolher as novas demandas sociais).
  • O trabalho do cuidado majoritariamente realizado pelas mães é invisibilizado e desvalorizado. (Precisamos reconhecer, reduzir e redistribuir esse trabalho)
  • Existe um movimento de mudança no comportamento paterno contemporâneo em direção a uma distribuição um pouco mais equilibrada das funções parentais. (Precisamos dialogar sobre esta micro revolução, seus benefícios e resistências)

Para ver o material, acesse gratuitamente o site: paisemcasa.4daddy.com.br

A apresentação da pesquisa será na sexta, 9, às 16 horas. Faça sua inscrição no link: tinyurl.com/yy7445mt

Referência: Anup com informações da Rede Nacional Primeira Infância e 4Daddy

Remodal