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A Organização das Nações Unidas – ONU – estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, que ficaram conhecidas como Agenda 2030. Dentre estas metas, algumas estão diretamente ligadas à educação. E para saber mais sobre como a ANUP está trabalhando junto ao Pacto Global da ONU para transformar essas metas em realidade, conversamos com a gerente de responsabilidade social da Associação, Júlia Jungmann.

P: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, estabelecem metas que abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, como pobreza, fome, saúde, educação, entre outras. Dentro do espectro da educação, que papel as Instituições de Ensino Superior podem ter?

R: A atividade fim das Instituições de Ensino Superior já contribui para o ODS 4. No Brasil, temos hoje cerca de 8 milhões de estudantes no ensino superior e há um esforço para que esse número se torne cada vez maior, de maneira que os jovens possam ter acesso a uma formação mais qualificada e tenham mais chances de ter um futuro melhor. Além da busca pela ampliação do número de estudantes, com a oportunidade de cursar uma graduação, é dever das IES buscarem constantemente se atualizar e se aperfeiçoar para entregarem um ensino de qualidade, formando futuros profissionais com chances reais de empregabilidade, além de socialmente responsáveis.

P: De que forma as IES podem ajudar na concretização destas metas?

R: As IES são estimuladas e cobradas para se posicionarem como instituições socialmente responsáveis e isso já entrou no “DNA”da maioria delas. Por isto, desempenham um papel muito importante para a região onde estão inseridas. Ao passo que desenvolvem diversos programas que contribuem para a melhoria de comunidades do entorno, essas experiências desenvolvem um olhar crítico no aluno que participa das atividades. um olhar sobre os problemas sociais e a sua posição como cidadão. Tudo isso contribui para as metas da agenda 2030. Todavia, acredito que ainda falta um alinhamento maior das IES com a Agenda, pois elas poderiam guiar as suas ações sociais pelos ODS. Assim ficaria mais fácil focar nos problemas que estão sendo trabalhados no mundo inteiro, além de facilitar também na hora de mostrar os resultados desses programas. A IES poderia divulgar para a sociedade de que forma está contribuindo para o alcance das metas da Agenda 2030 de maneira mais clara. Ainda há um grande trabalho a se fazer neste sentido, pois não vemos tantas instituições de ensino trabalhando alinhadas com a Agenda.

P: Como a ANUP, que tem um papel importante de apoio às IES, tem ajudado e se envolvido com os ODS?

R: De duas formas. Nós buscamos alinhar os nossos projetos de responsabilidade social com os ODS, como por exemplo: o programa Instituição Parceira da Primeira Infância, que trabalha diretamente com o alcance da meta 4.2 – ODS 4, além de passar por diversos outros ODS, entre eles o 17, que fala das parcerias. Entendemos que só é possível promover o desenvolvimento integral do indivíduo na primeira infância se houver uma atenção adequada da sociedade, das políticas públicas e do setor privado. Nesse intuito, estimulamos a promoção de atividades acadêmicas voltadas para a primeira infância que envolvam diversos cursos, além de parcerias com o setor público. Isto porque só assim conseguimos dar o apoio adequado a crianças nessa fase da vida, possibilitando a quebra do ciclo de pobreza, formando cidadãos mais estáveis emocional e cognitivamente e até ampliando bastante as chances de uma geração que teve o desenvolvimento adequado desde a primeira infância em ter acesso ao ensino superior.
Por outro lado, aderimos ao Pacto Global da ONU em 2018 e estamos desenvolvendo estratégias para ampliar o conhecimento sobre a Agenda 2030 entre os estudantes e professores do ensino superior, além de capacitações para que as IES alinhem os seus programas de responsabilidade social aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Referência: ANUP

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