O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveu, na última sexta-feira (19), no Rio de Janeiro, uma capacitação para os coordenadores estaduais e de local de aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018. O treinamento, com oito horas de duração, foi para padronizar os procedimentos de aplicação das provas que acontecem no dia 25 de novembro. Este ano, serão avaliados estudantes de cursos de 27 áreas.
O Enade 2018 teve mais de 550 mil inscritos. Participam dessa edição os estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas do atual ciclo avaliativo. Os estudantes ingressantes habilitados são dispensados da participação no Enade e terão sua situação de regularidade atribuída pelo Inep. Já os estudantes concluintes devem preencher o questionário do estudante, até 21 de novembro, e fazer a prova em 25 de novembro. Só a participação nos dois processos permite a colação de grau.
Uma das novidades desse ano foi o encerramento da inscrição dos estudantes irregulares de anos anteriores pelo coordenador do curso. A regularização da situação desses estudantes será feita pelo próprio Inep, a partir da edição do Enade subsequente à que o estudante se tornou irregular. Também é novidade o Aplicativo do Enade, disponível nas plataformas na internet. Com a nova tecnologia, todas as etapas de responsabilidade do participante podem ser feitas por meio de smartphones e tablets.
Cursos
Em 2018, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social – jornalismo, comunicação social – publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo. Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: tecnologia em comércio exterior, tecnologia em design de interiores, tecnologia em design de moda, tecnologia em design gráfico, tecnologia em gastronomia, tecnologia em gestão comercial, tecnologia em gestão da qualidade, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão pública, tecnologia em logística, tecnologia em marketing e tecnologia em processos gerenciais.
Enade
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um questionário do estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.
FONTE: Ministério da Educação