Notícias

Img

A discussão e validação dos indicadores de monitoramento das metas do PNE foi pauta de reunião técnica realizada nesta quarta-feira, 14 de março, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). O objetivo foi debater e validar indicadores que vão integrar o Relatório do 2° Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação a ser publicado pelo Inep.

A Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Inep reuniu representantes das entidades responsáveis pelo monitoramento do PNE: Ministério da Educação, Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e Senado Federal, Conselho Nacional de Educação e Fórum Nacional de Educação.

Na abertura da reunião, foi apresentado um panorama do monitoramento das metas do PNE e o trabalho desenvolvido pela Dired na produção de estudos para subsidiar o monitoramento das metas do PNE. Esteve em pauta o monitoramento da meta 4, que estabelece oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

Também foram discutidas as metas referentes ao acesso à creche; além da universalização da educação infantil na pré-escola, do ensino fundamental de 9 anos, e do ensino médio para a população de 4 a 17. Outro tema foi a ampliação do sistema educacional inclusivo, com garantia do acesso e atendimento educacional especializado para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

O investimento público em educação, a valorização dos profissionais do magistério de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente aos planos de Carreira para os profissionais da educação básica também foram tópicos da reunião. 

Remodal