Estão abertas até o dia 3 de novembro as inscrições para a segunda edição do Intercâmbio Mondó 2025. O projeto é parte do Programa de Voluntariado Afluir, idealizado pelo Instituto Mondó, e oferece uma oportunidade única de voluntariado que busca unir pessoas comprometidas com a transformação social das comunidades amazônicas, em especial no Arquipélago do Marajó (PA).
Durante cinco dias, entre 18 e 23 de janeiro de 2025, um grupo de voluntários estará desenvolvendo uma série de ações em Breves (PA), cidade com cerca de 100 mil habitantes conhecida como a “Capital das Ilhas do Marajó”.
Podem participar estudantes, professores e profissionais de áreas ligadas às quatro dimensões de atuação do Instituto Mondó: Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Moradia, Energia e Água. Também estão aptos aqueles que estudam ou atuam em áreas transversais ligadas às Ciências Sociais, Humanas, Saúde, Comunicação, Artes Cênicas e alunos do Ensino Médio.
O Instituto Mondó (antes conhecido como Rede Mondó) é uma organização sem fins lucrativos idealizada pela ANUP SOCIAL, frente de responsabilidade social da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável de comunidades amazônicas a partir da Educação. Breves é a cidade-piloto, onde o programa começou a atuar, em 2020.
Entre os parceiros do Instituto Mondó estão a Vale, o Movimento Bem Maior e a Fundação Pitágoras. Por meio do Programa de Voluntariado Afluir, lançado em 2024, a comunidade de Breves ganhou uma Brinquedoteca para atender mães que frequentam as aulas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA); na primeira edição do Intercâmbio Mondó, em julho deste ano, os voluntários realizaram ações como oficinas e palestras sobre Direitos Humanos, Saúde Mental, Comunicação e Artes Cênicas; mutirão de consultas médicas e psicológicas; implantação de hortas comunitárias, entre outras.
MODALIDADES
O Intercâmbio Mondó realizará ações tanto presenciais quanto remotas, contemplando as regiões urbana e rural de Breves. No total, são 45 vagas: 20 vagas para atividades presenciais abertas a voluntários de qualquer lugar do país, 15 vagas para atividades presenciais exclusivas para voluntários que residem em Breves (PA) e 10 vagas para atividades remotas, disponíveis para voluntários de qualquer lugar do país.
Para participar, é preciso se inscrever como voluntário do Afluir, neste link. Os inscritos serão submetidos a uma análise de perfil a fim de identificar com quais áreas e ações estão mais alinhados. Contudo, no momento de preenchimento do formulário o estudante, professor ou profissional escolhe em qual área deseja atuar e qual a modalidade de voluntariado (presencial ou remoto).
A lista de selecionados será divulgada no dia 5 de novembro, em primeira chamada. O grupo selecionado, independentemente da modalidade e área escolhida, passará por um treinamento prévio pela equipe do Instituto Mondó até a data de embarque.
EDITAL
A participação no Intercâmbio Mondó é totalmente gratuita para os voluntários que atuarão de maneira remota. Para as ações presenciais, há um valor a ser investido para o custeio do translado entre Belém e Breves, alimentação, acomodação e um kit de voluntário.
Para conferir todas as ações previstas, o cronograma de atividades e as áreas de atuação, além dos valores e mais detalhes sobre a participação no programa, consulte o edital disponível neste link. Para esclarecer dúvidas diretamente com a equipe do Instituto Mondó, clique aqui (WhatsApp).
Conheça melhor o Afluir e as outras maneiras de ser um parceiro do Instituto Mondó para além do Intercâmbio Mondó aqui.