Até sexta-feira, dia 9 de março, a Liga Acadêmica de Humanização em Medicina Uniara – LAHMU, do curso de Medicina da Universidade de Araraquara, está com inscrições abertas para novos integrantes do grupo Cura-Dores. A oportunidade é oferecida a alunos dos cursos da graduação e também de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Biomedicina da instituição.
“Os interessados no processo seletivo, cuja prova será realizada no dia 9, podem procurar os membros do Cura-Dores, ou entrar em contato por meio do Facebook da Liga – www.facebook.com/Cura-Dores-180968292037715, e da LAHMU –www.facebook.com/curadores.lahmu, ou pelo email curadoresuniara@gmail.com. Para se inscrever, basta apenas o nome completo, o Registro Acadêmico – RA do aluno e pagar uma taxa de R$5,00”, detalha o coordenador geral da LAHMU, Gabriel de Campos Bernardes.
Ele explica que o processo seletivo é dividido em duas etapas, sendo a primeira uma prova teórica, “com perguntas a respeito do material de apoio que será disponibilizado, e a segunda, uma atividade prática, desenvolvida com o auxílio do coordenador do Cura-Dores, Alcindo Sabino”.
Cura-Dores
“A LAHMU tem como objetivo central transmitir, por meio de seus membros, a necessidade e a importância da humanização dentro da área da saúde. É uma Liga sem fins lucrativos, que sempre realiza campanhas sociais em asilos e creches, e busca proporcionar uma melhor relação interpessoal, além de, por meio da ‘palhaçoterapia’, propagar alegria”, esclarece Bernardes.
De acordo com ele, inicialmente, todos os membros realizam, durante um período de seis meses, aulas práticas voltadas ao desenvolvimento e à criação do ‘clown’ “para que, em seguida, estejam aptos a realizar, semanalmente, visitas à Santa Casa de Araraquara, nos setores de Clínica Médica e Pediatria, além de visitas a asilos e orfanatos durante os finais de semana”. “Para complementar as atividades práticas, a Liga de Humanização realiza aulas teóricas com temas que envolvem a utilização e aplicação do pensamento humanizado. Nesse período inicial, as aulas serão ministradas por Alcindo, em sala de aula, na Uniara, uma vez por semana e, em sua maioria, no período noturno. Essas aulas têm duração de cerca de uma hora e meia”, finaliza.
Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.