Publicada nesta sexta, 19, a matéria “Associações de faculdades e ensino a distância reagem a limite de EAD em licenciaturas: ‘Inviável’“, publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, informa que o Conselho Nacional de Educação (CNE) elaborou parecer estabelecendo que os cursos de licenciatura e Pedagogia na modalidade Educação a Distância (EaD) deverão ter 50% da carga-horária presencial.
A medida ainda precisa ser homologada pelo Ministério da Educação (MEC), mas o veículo diz ter apurado que o ministro Camilo Santana dará aval a essa nova regra.
O jornal apresentou o posicionamento de diversas entidades que representam as Instituições de Ensino Superior (IES) particulares, destacando nota enviada pela ANUP ao veículo. Conforme publicou o Estadão:
A Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), por sua vez, entende que as atividades práticas são mandatórias para a formação de professores, mas argumenta que as regras atuais já preveem patamares mínimos de aulas presenciais. “Sempre houve previsão de práticas em sala de aula para a formação de professores, desde o início das implementações curriculares”, diz.
A associação destaca ainda o potencial inclusivo da tecnologia na educação. “Vivemos em uma realidade em que a tecnologia tem produzido impactos positivos para a horizontalização do acesso à formação de novos profissionais, com aplicação de 20% até 40% de atividades já realizadas à distância”, diz.
Veja a matéria na íntegra aqui.