O Ministério da Educação prorrogou para esta quarta-feira, 23, o prazo para a pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, e do Programa de Financiamento Estudantil – P-FIES. O prazo anterior era 25 de abril, mas a Secretaria de Educação Superior – SESU, alterou a data para que todos os estudantes pré-selecionados possam complementar a sua inscrição.
A previsão do Ministério da Educação é que o número de vagas atinja 310 mil, das quais 100 mil terão juro zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.
Inscrições
A inscrição pode ser feita pelo candidato que participou do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
É necessário ainda, para as modalidades FIES e P–Fies, que o estudante tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. Para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P–FIES, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de três a cinco salários mínimos.
O FIES e o P-Fies são vinculados ao Ministério da Educação e financiam cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação, respectivamente.