Universidade Potiguar recebe nota máxima em avaliação do MEC
A Universidade Potiguar (UnP) recebeu nota 5 na avaliação de Recredenciamento Institucional, realizada pelo Ministério da Educação. A Instituição é mais uma das associadas da ANUP a receber o conceito máximo na avaliação.
O reitor da Universidade, Prof. Gedson Nunes, ressaltou a importância deste resultado, que significa que a UnP é a única universidade privada do Rio Grande do Norte a receber o conceito 5 na avaliação de Recredenciamento Institucional. A Instituição tem 37 anos de existência.
Recredenciamento MEC
Cabe ao Ministério da Educação fazer o credenciamento e recredenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES). As instituições que oferecem ensino superior são credenciadas inicialmente como Faculdade, posteriormente como Universidade ou Centro Universitário, para uma instituição já credenciada, em funcionamento regular e com padrão satisfatório de qualidade.
Já o recredenciamento da instituição deve ser solicitado ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e após o vencimento do prazo máximo do primeiro credenciamento, que é de três anos para faculdades e centros universitários, e de cinco anos, para as universidades.
O MEC utiliza conceitos para avaliar as instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas. Na avalição, as notas são atribuídas em uma escada de 1 a 5, onde 5 é a nota máxima, 3 é positiva e as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.
Quando a instituição é avaliada com notas insatisfatórias, o MEC determina um prazo para que a mesma se adeque às exigências. Caso contrário, a instituição pode ser punida ou até mesmo descredenciada.