Notícias

Img

Nesta quinta-feira (28/10), depois de um período extenso de diagnóstico territorial profundo no município de Breves, no arquipélago do Marajó (PA), cidade piloto do projeto, a Rede Mondó formalizou a parceria com a prefeitura para dar início às atividades propostas. Depois de aprender, ouvir e se aprofundar nos dados do município, o termo de parceria assinado pelo prefeito de Breves, Xarão Leão, vai viabilizar a execução do planejamento estratégico traçado pela Rede Mondó.

“Hoje é um dia de celebração! É a hora de começar a dar para a comunidade o retorno dos frutos do diagnóstico realizado. É o início de uma jornada de atuação no município que vai colocar em prática as ações propostas de iniciativas da Rede”, orgulha-se Carolina Maciel, gestora geral da Rede Mondó.

Sem perder tempo, no mesmo dia da formalização do instrumento de parceria com a prefeitura de Breves, a Rede Mondó deu início às atividades. A primeira ação a ser implementada está relacionada à gestão escolar. Trata-se do Sistema de Gestão Integrada (SGI), ferramenta desenvolvida pela Fundação Pitágoras para contribuir com as escolas e melhorar a qualidade da gestão.

“Hoje, com muita alegria, iniciamos a primeira, de 20 jornadas do Sistema de Gestão Integrada. Unindo forças, vamos somar os resultados e alavancar o desempenho de todos os alunos do município”, celebrou Cláudia Fonseca, representante da Fundação Pitágoras.

A Fundação Pitágoras é o braço social da Cogna, grupo educacional cujas instituições de ensino são associadas da ANUP. Inclusive, o início das atividades se deu na sede da UNOPAR, que também faz parte do grupo Cogna.

Além de Carolina Maciel, gestora geral da Rede Mondó, Júlia Jungmann, gerente de Responsabilidade Social da ANUP e Cláudia Fonseca, representante da Fundação Pitágoras, participaram da formalização da parceria Beatriz Werneck, coordenadora de projetos do Movimento Bem Maior, e Lucas Morais, representante da Dasa, ambos parceiros da Rede Mondó.

Rede Mondó

Idealizada e realizada pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), a Rede Mondó é formada por organizações multidisciplinares com o propósito de impulsionar, através da educação, o desenvolvimento local no Arquipélago do Marajó, no Pará.

A Rede Mondó acredita que é no acolhimento do universo escolar de onde vão partir as soluções para transformar a comunidade local e o mundo lá fora. Para isso, a ideia é transformar escolas básicas do arquipélago em Plataformas de Soluções Sociais. Dessa forma, as escolas serão espaços de conexão com a população local para discutir desenvolvimento.

A Rede Mondó tem como slogan Pertencer & Impulsionar e está em seu DNA desenvolver o programa junto com a comunidade local, que é a verdadeira protagonista do território e conhecedora dos problemas locais. O desenvolvimento do programa acontece junto com eles, num processo de cocriação e geração de pertencimento.

Remodal