O Direito cuida da aplicação e cumprimento das leis vigentes com o objetivo de manter a sociedade organizada. O profissional formado nesta área possui uma compreensão clara dos direitos e deveres dos cidadãos e defende os interesses de pessoas físicas ou jurídicas.
A faculdade de Direito é uma das mais procuradas do Brasil, em processos seletivos como vestibulares, Sisu, ProUni e FIES. Um dos motivos para isto é o amplo mercado de trabalho que a profissão oferece, além da possibilidade de ganhar bons salários.
Saiba como funciona a faculdade de Direito, o que se estuda nesse curso, como está o mercado de trabalho e onde estudar!
Sobre a Faculdade de Direito
A faculdade de Direito é do tipo bacharelado , tem duração média decinco anos e pode ser cursada em período diurno ou noturno. Atualmente, esta graduação é oferecida somente no formato presencial, sendo que na modalidade a distância é possível encontrar cursos de pós-graduação e especialização.
Nos primeiros semestres da faculdade de Direito o aluno terá algumas disciplinas da área de Ciências Humanas , como Sociologia, Economia, Ciência Política, Filosofia, etc.
Após esta formação básica, o estudante passa a ter matérias específicas do exercício da profissão que abordam várias áreas do Direito , tais como:
– Civil
– Penal
– Administrativo
– Ambiental
– Previdenciário
– Da Família
– Do Consumidor
– Eleitoral
– Trabalhista
– Internacional
– Tributário
A maior parte das disciplinas do curso é teórica, com grande volume de leituras em uma linguagem bem específica (que utiliza a terminologia jurídica). Apesar de ser um curso de meio período, a carga de disciplinas e atividades é bastante intensa, o que exige muita dedicação dos alunos.
Nos últimos anos de curso o estudante tem a oportunidade de escolher algumas disciplinas optativas na área do Direito que mais tem interesse.
Para concluir a faculdade é necessário realizar um estágio supervisionado e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O que se estuda em Direito
A nomenclatura das disciplinas e a organização curricular podem variar conforme a instituição de ensino que oferece esta graduação. De modo geral, estas são as principais disciplinas da faculdade de Direito:
– Abordagem Constitucional dos Direitos
– Acidentes de Trabalho e Processos Previdenciários
– Ciência Política e Teoria Geral do Estado
– Crimes nas Leis Especiais
– Crimes no Código Penal
– Criminologia e Políticas Criminais
– Desenvolvimento Econômico
– Direito Administrativo
– Direito Ambiental
– Direito Civil
– Direito Comercial e Empresarial
– Direito Constitucional
– Direito das Obrigações
– Direito de Família
– Direito de Propriedade
– Direito do Consumidor
– Direito do Trabalho
– Direito Eleitoral
– Direito Internacional Privado
– Direito Internacional Público
– Direito Penal
– Direito Previdenciário
– Direito Processual Civil
– Direito Processual do Trabalho
– Direito Processual Penal
– Direito Tributário
– Direitos Humanos e Cidadania
– Economia
– Ética e Filosofia
– Execução Civil
– Falência e Recuperação Judicial
– História e Introdução ao Estudo do Direito
– Negócios Jurídicos
– Procedimentos, Provas e Julgamentos no Processo Civil
– Processo Penal – Prisões, Sentenças e Ritos
– Psicologia Forense
– Recursos no Processo Penal
– Socioeconomia e Geopolítica
– Sociologia Geral e Jurídica
– Teoria da Pena
– Teoria Geral do Processo
– Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécie
– Tutelas de Urgência
Perfil do profissional formado em Direito
Ao concluir a faculdade de Direito, o profissional está apto a:
– Interpretar e aplicar as leis vigentes.
– Comunicar-se com clareza utilizando a terminologia jurídica.
– Atuar como advogado defendendo os interesses de seus clientes.
– Mediar acordos entre as partes envolvidas em um processo.
– Elaborar casos e apresentá-los ao Tribunal de Justiça.
– Elaborar inquéritos policiais.
– Defender os interesses da sociedade perante um juiz.
Mercado de trabalho para quem faz faculdade de Direito
O mercado de trabalho na área do Direito é bastante amplo e está sempre aberto a novos profissionais. Esta carreira é uma das mais tradicionais e o surgimento de novas áreas mantém este mercado aquecido, como é o caso do Direito Ambiental, Imobiliário ou de Tecnologia da Informação.
O bacharel em Direito pode optar por seguir a profissão de advogado ou buscar uma carreira jurídica e se tornar juiz, promotor ou mesmo delegado de polícia.
Para seguir a profissão de advogado é necessário possuir diploma de nível superior em um curso de bacharelado em Direito reconhecido pelo MEC e fazer a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Somente após ser aprovado no exame da OAB é que o profissional poderá exercer a função de advogado.
Para se tornar um juiz é preciso fazer um concurso público e ter, pelo menos, dois anos de inscrição na OAB como advogado.
Já os cargos de promotor ou delegado não exigem inscrição na OAB, basta ser aprovado no concurso público destinado a este fim.
Outras opções de carreiras na área de Direito são:
– Procurador
– Fiscal
– Auditor
– Mediador
– Consultor
Faculdades de Direito reconhecidas pelo MEC
As opções de universidades que oferecem a graduação em Direito são muitas. Existem mais de mil instituições de ensino públicas e privadas que oferecem este curso, o que coloca o Brasil na posição de país com mais faculdades de Direito no mundo!
Com tantas opções para escolher, o primeiro passo é certificar-se de que a instituição tem reconhecimento legal. E como descobrir isso? Verificando a situação da faculdade junto ao Ministério da Educação, o MEC.