Levantamento realizado pelo Eu, Estudante com base em relatório da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021, indica que a região Sudeste teve a maior média nas notas de corte do Sisu 2021. Entre as cinco regiões analisadas, a região lidera com 621,74.
Em segundo lugar, aparece a região Sul, com média de 601,41 pontos. A região Norte registrou de 596,59 e a Nordeste, 586,32, assim, aparecendo em 3° e 4° lugar respectivamente. Em último lugar no ranking aparece a região Centro-Oeste, com 576,04 pontos.
Vale ressaltar que não entram no cálculo vagas que não registraram candidatos, e, portanto, não têm nota de corte registrada. Além disso, foram consideradas notas para ampla concorrência e para sistema de reserva de vagas.
A nota de corte corresponde ao valor da menor nota entre os candidatos selecionados para determinado sistema de concorrência. Mas vale ressaltar que cada instituição atribui pesos diferentes para cada prova do Enem 2020, fazendo com que a nota do inscrito varia entre cada curso escolhido.
Com relação ao recorte por cada unidade da federação que oferece oportunidades por meio do Sisu 2021, São Paulo registrou média de 649,82, pontos ficando em primeiro lugar. O estado do Rio de Janeiro e o Pará aparecem em 2° e 3°lugar com 627,52 e 618,85, respectivamente. A menor média foi registrada pelo Mato Grosso, com pontuação de 551,31.
Confira os cursos com maior demanda e inscritos
As oportunidades do curso de medicina oferecidas para ampla concorrência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) registraram o maior número de inscrições na primeira edição do Sisu 2021. De acordo com levantamento realizado pelo Eu, Estudante, a graduação recebeu 8.860 candidaturas.
O curso oferecia 160 oportunidades em ampla concorrência. Assim a demanda, que contabiliza o número de candidatos para cada vaga, ficou em aproximadamente 55,4.
Logo em seguida, as vagas com segundo maior número de inscrições foram do curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) em ampla concorrência, que foram disputadas por 4.723 inscritos. As 48 oportunidades registraram demanda de cerca de 98,4 inscritos para cada vaga oferecida.
No topo da lista de formações com maior demanda de inscritos por vaga aparece o curso de saneamento ambiental oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). A graduação oferecida para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas registrou demanda de 1.518 inscritos para cada vaga.
Outros dois segmentos de concorrência para o curso de saneamento ambiental oferecidos pela IFPA também figuram no 2° e no 3° lugar, com cerca de 547,67 e 535,00 inscritos por vaga respectivamente.
Fonte: Correiobraziliense.com.br