O curso Design de Moda da Unigranrio promoveu o evento ‘Roda de conversa sobre moda sustentável, sobre as realidades socioculturais econômica e educativa das periferias, a fim de potencializar caminhos na perspectiva do fortalecimento de novos projetos e novos cenários de trabalho. O evento focou, ainda, sobre economia criativa com empreendedores de moda, influenciadores, atores sociais, consumidores, estilistas e universitários.
Participaram desse painel Rita Quintanilha, coordenadora do curso Design de Moda da Unigranrio; Cláudia de Paula, organizadora do Caxias Fashion; Eliandra Fidélis, criadora da ONG ‘As Charmosas’ e idealizadora do projeto ‘Black na Favela’; Patrícia Sant’Anna, representante do ‘Movimento Fashion Revolútion’; Egeu Laus, coordeandor de Economia Criativa da Secretaria municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias; e Jaqueline Vasconcelos, design de moda.
Segundo Rita Quintanilha, coordenadora do curso Design de Moda da Unigranrio, “esse é o momento para se rever conceitos de construção dentro de uma ótica que contextualize produção, difusão, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. A indústria da moda periférica vem crescendo absurdamente no mercado da moda no Brasil, e sua representatividade se comunica com outros setores da economia criativa, como arte, música e dança, essencialmente.