Notícias

Img

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) celebra, neste ano, 20 anos de disseminação de cursos na modalidade de Educação a Distância. O Núcleo de Tecnologia para Educação (UEMAnet) da universidade comemorou essa importante conquista na quarta-feira (6).

“Estamos provocando um amplo debate junto à comunidade acadêmica, refletindo sobre as oportunidades geradas pelas ações da EaD nesses 20 anos de história e incentivando o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que possam dar mais dinamicidade ao ensino”, afirmou a Profa. Ilka Serra, coordenadora geral do UEMAnet.
 
Em 1998, a UEMA criou o Programa para formação de professores leigos que atuavam na rede pública de ensino pública do estado do Maranhão. Assim nascia o Núcleo de educação a Distância (Nead), que posteriormente veio a se transformar no Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet).

Inicialmente, o acompanhamento dos alunos era feito através de uma central telefônica. As videoaulas eram gravadas em uma pequena sala e eram geradas via satélite para os municípios do Maranhão.

Em 2001, a EAD UEMA foi credenciada pelo MEC, sendo a 8ª IES pública do Brasil e primeira do Nordeste a receber esse credenciamento. O primeiro curso de Bacharelado a distância da UEMA foi em Administração, fomentado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Hoje, a UEMA completou 20 anos que vem disponibilizando cursos na modalidade de educação a distância abrangendo três níveis de ensino: Técnicos, Graduação e Pós-Graduação. A UEMA por meio do UEMAnet também oferece suporte tecnológico e logístico aos cursos a distância e também, aos presenciais.

Remodal