Notícias

Img

Os estudantes habilitados ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018 devem fazer o cadastro de habilitação até à meia noite (Horário de Brasília) do dia 21 de novembro. Os alunos vão se cadastrar no Sistema Enade ou pelo Aplicativo já disponível na Google Play.
Também foi aberto o período para solicitação de atendimento específico e especializado, de 14 de agosto a 3 de setembro. As duas etapas são responsabilidade do estudante e foram introduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na edição passada do Exame. Este ano, serão avaliados estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em 14 áreas, além de 13 que conferem diploma de tecnólogo.
O estudante habilitado que não identificar sua inscrição no Sistema Enade deverá solicitar esclarecimentos e providências diretamente com o coordenador de curso, que terá até 31 de agosto para retificar as inscrições. Também é responsabilidade do estudante verificar se o cadastro foi concluído com sucesso, para garantir que possa responder ao Questionário do Estudante e participar da prova em 25 de novembro.

O Inep, por meio de sua política de acessibilidade,  garante atendimento especializado, específico e por nome social aos estudantes que requererem e comprovarem sua necessidade. É necessário informar a condição que motiva a solicitação de atendimento e ter documentos comprobatórios. A solicitação de atendimento por nome social é posterior, de 4 a 10 de setembro. É oferecido atendimento especializado ainda para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia.

O atendimento específico é direcionado a gestantes, lactantes, idosos ou pessoa com outra condição específica. O estudante também precisa informar se precisa de algum auxílio de acessibilidade para fazer o Exame, como prova em Braille, prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia intérprete para pessoa com surdocegueira, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, tempo adicional, sala de fácil acesso e mobiliário acessível.

Remodal