Notícias

Img

A Associação das Universidades Particulares  – ANUP – realizou nesta quarta-feira, 3 de outubro, o I Seminário Anup Social. O evento marcou também o lançamento do Programa Instituição Parceira da Primeira Infância e de uma unidade curricular sobre o tema.

Participaram do lançamento os ministros Rossieli Soares da Educação, Alberto Beltrame, do Desenvolvimento Social e Raul Jungmann da Segurança Pública, além da primeira dama Marcela Temer.

Na abertura do evento a vice-presidente da ANUP, Elizabeth Guedes defendeu o cuidado com a primeira infância para o desenvolvimento da pessoa. “A ideia da Anup é que com esta disciplina a gente comece a escrever uma história nova para as crianças que estão em situação vulnerável no Brasil. É triste ver que um desenvolvimento pobre de estímulos, de alimentação e cultura projeta um destino infeliz para o ser humano”.

A primeira dama Marcela Temer ressaltou a importância do programa para a sociedade “O compromisso da instituição de ensino que vai aderir a esta iniciativa não é com o programa de governo, o compromisso firmado é com o futuro da nação.”.

O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame elogiou a iniciativa da Anup, enquanto representante das instituições de ensino superior, em desenvolver uma disciplina voltada à primeira infância.

Já o ministro da Educação, Rossieli Soares, defendeu que a disciplina passe a integrar a base curricular de ensino. “Essa disciplina desenvolvida pela Anup está de acordo com o que o MEC tem trabalhado internamente para a base nacional de formação curricular do ensino de professores”.

Para Raul Jungmann, ministro da Segurança Pública, a ANUP, em parceria com as associadas e o poder público também poderá desenvolver programas voltados aos jovens em situação de vulnerabilidade social “A Anup pela dimensão que tem e número de associadas, junto de parcerias com o poder público, pode chegar nos jovens vulneráveis das periferias, que estão fora das escolas e estender a mão pra eles e quem sabe evitar que entrem no mundo do crime. E mesmo aqueles que já cumpriram pena merecem ser ajudados com projetos de ressocialização.”

Também estiveram presentes no evento o sócio fundador do Colab, Paulo Pandolfi, a coordenadora programática do PNUD, Maristela Baioni e o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone.

Sobre o programa
O Programa Instituição Parceira da Primeira Infância foi desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério da Educação e tem como objetivo desenvolver ações nas instituições de ensino superior, voltadas à primeira infância e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa ainda conta com uma unidade curricular sobre o desenvolvimento na primeira infância que foi elaborada em conjunto com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Os participantes receberão um selo de Instituição Parceira da Primeira Infância. A adesão poderá ser feita diretamente pelo site da ANUP.

 

Confira as fotos do evento:

 

Remodal