Notícias

Img

A equipe do novo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, já assumiu o Ministério da Educação. A nomeação dos secretários foi publicada esta semana no Diário Oficial.

Na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) assume Marco Antônio Barroso Faria. Formado em filosofia, possui especialização, mestrado e doutorado em ciência da religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desde 2011, é professor e pesquisador na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), nas áreas de filosofia e história das ciências, ética e fundamentos sócio-filosóficos da educação. É membro da Associação Brasileira de História das Religiões e da Sociedade Brasileira de História da Ciência. No MEC, sua área é responsável por zelar pelo cumprimento da legislação educacional, regulação e supervisão de instituições públicas e privadas do Sistema Federal de Educação Superior e de cursos de graduação.

Já na Secretaria de Educação Superior (Sesu) assume Mauro Rabelo. Ele é o único membro da nova gestão que já tem passagem pelo Ministério. Durante a gestão anterior, Rabelo era diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Difes). Além da experiência em gestão pública, o novo secretário atua na área do ensino superior desde a década de 80.

Rabelo é professor associado do departamento de matemática da Universidade de Brasília (UnB), onde já foi chefe. Na UnB, foi, ainda, coordenador de graduação do departamento, subcoordenador do programa de avaliação seriada e posteriormente presidente da comissão dedicada ao tema, coordenador de extensão, gerente de processos seletivos e avaliação e subcoordenador do vestibular da universidade.

Além da graduação em Matemática, possui mestrado e doutorado pela mesma universidade que atua profissionalmente, e pós-doutorado pela universidade americana de Stanford. A pasta que Mauro Rabelo assume é responsável por planejar e supervisionar políticas de educação superior, bem como manter e supervisionar as Instituições Públicas Federais e de Ensino Superior (Ifes) e também as particulares.

Nas demais secretarias do MEC assumem Alexandro Ferreira de Souza – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – e Tania Leme de Almeida – Secretaria de Educação Básica.

Remodal