Notícias

Img

Para estar apto a conquistar uma vaga no Prouni ou Fies, o estudante precisa alcançar uma pontuação acima da nota de corte 2019 no Enem no curso desejado. O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio foi divulgado na última semana e os estudantes já estão correndo atrás de uma vaga para a universidade. Em 2018, mais de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram para avaliar os conhecimentos ou concorrer às vagas no ensino superior.

Segundo o calendário, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que define as vagas para as universidades públicas, é o primeiro a abrir as inscrições, seguido pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e depois pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para os alunos que vão buscar financiamento para as universidades particulares, seguem os calendários para o Prouni e o Fies:

Prouni
No Prouni, as bolsas de estudo podem ser integrais (100% na mensalidade) e parciais (50%). O estudante que receber a bolsa parcial pode ainda contratar o Fies, para pagar o restante da mensalidade. As inscrições vão de 29 de janeiro a primeiro de fevereiro. O resultado da primeira chamada do Programa será em 4 de fevereiro e a segunda chamada em 18 de fevereiro.

Os estudantes precisam comprovar as informações para obter a bolsa, sendo a primeira chamada entre os dias 4 e 12 de fevereiro e segunda chamada entre os dias 18 e 25 de fevereiro. A lista de espera do Prouni abre as inscrições entre 7 e 8 de fevereiro e o resultado é divulgado em 11 de março.

Fies 2019
O Financiamento Estudantil deve oferecer este ano, aproximadamente, 100 mil vagas. As inscrições para o primeiro semestre acontecem entre 05 e 12 de fevereiro. Para se inscrever no Fies, é necessário ter, no mínimo 450 pontos no Enem e nota acima de zero na redação. Os critérios valem tanto para o Fies como para o P-Fies.

As inscrições ocorrem entre 5 e 12 de fevereiro e o resultado é divulgado no dia 18 de fevereiro. A complementação das inscrições deve ser feita entre 19 e 25 de fevereiro. A inscrição para a lista de espera do Fies ocorre entre os dias 20 de fevereiro e 31 de março, lembrando que para o P-Fies não há lista de espera.

Remodal