Notícias

Img

Entidades representativas das Instituições de Ensino Superior, entre elas a ANUP e uma comitiva de reitores, liderada pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) participaram de uma audiência com o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, nesta terça-feira (12), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Durante a reunião, o ministro Vélez Rodriguez, fez um resumo das ações que estão sendo desenvolvidas pelo MEC, neste início de gestão. Uma das questões abordadas pelo ministro foi a qualidade do aluno que chega à universidade. Ele defende que é preciso encontrar soluções para melhorar a qualidade dos egressos. Vélez Rodriguez ressaltou ainda que a universidade pública é um patrimônio da nação e não será privatizada.

O Ministro também recebeu um documento das entidades presentes no encontro, onde se destacam pontos comuns na pauta, como a preocupação dos reitores com a manutenção de programas de fortalecimento das licenciaturas e políticas públicas que ampliem o acesso ao ensino superior.

O presidente do CRUB, reitor Benedito Guimarães, em sua apresentação, frisou a importância do papel desempenhado pelas universidades, enfatizando que a Educação é o único caminho para a construção de um Brasil mais justo e igualitário.

Além da vice-presidente da ANUP, Elizabeth Guedes, estiveram presentes na audiência o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto (UPMackenzie), juntamente com a reitora Beatriz Maria Eckert-Hoff (UDF), membro do Conselho Deliberativo do CRUB, e os presidentes das seguintes associações, prof. Silvio Iung, presidente da ABIEE; reitor João Otávio Bastos Junqueira, presidente da ABRUC; reitor Haroldo Reimer, presidente da ABRUEM; reitor Günther Lother Pertschy, presidente da ACAFE; reitor Ir. Paulo Fossati, presidente da ANEC e reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, presidente do COMUNG.

Também participaram do encontro o Coordenador-Geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Ensino do MEC, Weber Gomes de Souza; o Chefe de Gabinete do MEC, Tiago Tondinelli; e o secretário executivo do CRUB, prof. Afranio Gonçalves Castro.

Fonte: Anup com colaboração da Ascom CRUB

Crédito da imagem: Andre Sousa MEC

Remodal