Notícias

Img

A Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP – preocupada com as questões sociais e a importância da participação das Instituições de Ensino Superior nesse tema, lançou, em 2018, uma disciplina voltada a primeira infância, juntamente com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

A disciplina faz parte do Programa Instituição Parceira da Primeira Infância, que é mais uma frente de atuação da Anup, voltada para a responsabilidade social no ensino superior.

Desde o lançamento do Programa, cerca de 100 associadas já aderiram ao projeto e irão oferecer a disciplina na grade curricular ou em atividades acadêmicas.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, em entrevista à ANUP TV ressaltou a importância do projeto desenvolvido pela Associação e do envolvimento da comunidade acadêmica com as questões sociais. “Uma criança bem cuidada no início da vida vai ter um desempenho escolar melhor, um resultado melhor profissional, inclusive, uma renda maior que sua família. Se todas as faculdades adotarem os programas de primeira infância de forma transversal ou trabalhar no cursos específicos as descobertas científicas, o impacto que tem no início da vida, é uma revolução na área de educação”, disse o ministro. Ele acrescentou ainda que “está muito contente que a ANUP tenha assumido esse protagonismo, dá um exemplo inclusive para outras áreas”

Osmar Terra defendeu ainda que a educação básica seja utilizada como um instrumento de formação de profissionais, preocupados em promover ações de cuidados na primeira infância. Para ele, o sistema de educação à distância das universidades privadas vai auxiliar na atualização de pesquisas, no refinamento da prática e ajudar a transformar a vida das famílias e das crianças.

Remodal