Notícias

Img

O aumento no número de mortes por suicídio no país tem preocupado pais, professores e especialistas, que tem, cada vez mais, se debruçado sobre o assunto. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de mortes por suicídio cresceu 19% na população de crianças e adolescentes até 19 anos.

O tema também está entre as ações que serão desenvolvidas pelo governo federal. No último dia 29 de abril, o presidente da república, Jair Bolsonaro, sancionou a lei que cria a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e Suicídio. A lei, de autoria do atual ministro da Cidadania, Osmar Terra, prevê que hospitais e escolas passem a notificar casos de tentativa de suicídio e automutilação.

Para saber mais detalhes sobre essa lei, a ANUP TV conversou com o relator do projeto, deputado Eduardo Barbosa. Ele falou sobre a importância da notificação desses casos. “Nós não temos a incidência real desses casos, quantos são, em quais regiões isso acontece, com mais frequência, então é necessário que a gente tenha esse mapeamento para planejamento da política pública. E também é a partir da notificação que nós vamos esclarecer para a população que isso não pode ser desprezado e que todo mundo pode facilitar o processo de prevenção”, disse.

“Nós não podemos banalizar a questão, ela tem que ser tratada, de frente”, acrescentou. Eduardo Barbosa afirmou ainda que é preciso esclarecer o assunto, inclusive com a família das vítimas, explicando a importância de se notificar os casos, para que o sistema de saúde seja capaz de ajudar.

O parlamentar defendeu também a qualificação dos profissionais que tratam do tema. “Há a necessidade da notificação para poder a gente capacitar e qualificar os profissionais daquela cidade, daquele município, daquela região, para este fim”, finalizou.

A ANUP, como participante ativa deste debate e mobilização fechou um acordo de cooperação com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para capacitar profissionais da educação e levar a discussão sobre inteligência emocional para as universidades.

Referência: ANUP

Remodal