Notícias

Img

A Emerge é uma organização sem fins lucrativos, que nasceu para fomentar e fortalecer a inovação tecnológica orientada ao mercado no Brasil, focada especialmente na emergente comunidade de cientistas empreendedores. A Emerge, em cooperação com a multinacional brasileira Eurofarma, oferece um programa desenvolvido especialmente para cientistas que querem levar sua pesquisa ou tecnologia ao mercado, o Emerge Labs. Assim, proporcionar inovação, empreendedorismo, mercado, propriedade intelectual, formação de time e outras expertises fundamentais para a construção de um negócio de base científica, explica seu diretor Daniel Pimentel.

Um grande destaque, para Daniel Pimentel, é a capacidade do país nas ciências da vida. Porém, ele diz que empreender no ramo científico é difícil. “Apesar da comunidade empreendedora crescer no Brasil, pois o brasileiro é criativo, as startups estão muito restritas ao ramo digital. Tem de se adentrar o mercado que chamamos de deep tech, ou seja, empresas de biotecnologia, hardware, nanotecnologia. Essas iniciativas que queremos no Emerge Labs”.

A startup Tovem Biotech, de Douglas Veronez, hoje uma empresa consolidada, teve apoio da Emerge. A organização sem fins lucrativos colaborou com assistência jurídica, ensinou métricas de sobrevivência de acordo com os fundos arrecadados, maneira de captação de capital, formas de contato com o cliente, entre outros conhecimentos necessários para superar o vale da morte (como chamam a transição da Academia para o mercado). Hoje, a Tovem Biotech está incubada na Cietec, uma aceleradora ligada ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Fora isso, recebe um edital de pesquisa para desenvolvimento de inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

As inscrições para o programa Emerge Labs estão abertas até o dia 31 de maio, no link abaixo. Serão escolhidas 16 grupos de desenvolvimento, que podem ser formados por pessoas de todos os níveis de pesquisa (desde a iniciação científica na graduação ao pós-doutorado). Dia 13 de junho serão divulgados os selecionados. E, depois, acontecerão três encontros. O primeiro, nos dias 29 e 30 de junho. O segundo, nos dias 03 e 04 de agosto. E o evento final será no dia 06 de agosto.

Link para programa: https://bit.ly/2HXPV2B

Referência: ANUP com informações do Jornal da USP

Remodal