Notícias

Img

Você sabia que é possível cumprir atividades complementares para a graduação sem sair de casa?

O portal E-cidadania do Senado Federal disponibiliza eventos interativos, como audiências públicas, que podem ser acompanhados pela internet e contribuir com a formação cidadã do futuro profissional. Além de assistir a esses debates online, o participante também pode enviar comentários e opinar sobre os projetos de lei em tramitação.

Como participar
Para acompanhar as audiências online os interessados devem se cadastrar no Portal e-cidadania através da sua conta de e-mail, Google ou Facebook.
Ao enviar uma mensagem o participante recebe uma declaração com o tempo de duração do evento, transcrição do comentário ou pergunta e um código eletrônico de verificação de autenticidade. Essa certificação pode ser entregue na instituição para comprovar as horas complementares.

Sobre as atividades complementares

As atividades complementares são ações obrigatórias aos estudantes universitários, estabelecidas conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, (Parecer nº 67 do CNE/CES).

A Lei 9.394/96 também estabelece que a educação tem por objetivo “o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (art.2˚). Deste modo, as atividades devem auxiliar a formação do futuro profissional, possibilitando o crescimento pessoal, social e cultural do aluno.

As regras são definidas por cada instituição, mas de modo geral são aceitos estágios, monitoria, participação em eventos acadêmicos, palestras, audiências públicas, cursos de extensão entre outros.

Entretanto, as atividades precisam ter ligação direta com a formação desejada ou se enquadrar no conteúdo programático das disciplinas, para serem consideradas atividades complementares.

Remodal