Notícias

Img

No último fim de semana, coordenadores de locais de prova do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), passaram por treinamentos, com o objetivo de padronizar procedimentos no processo de aplicação do exame. As capacitações ocorreram em 12 capitais brasileiras: Aracaju (SE), Belém (PA), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR) Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN), Rio Branco (AC), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Os treinamentos foram realizados pela instituição aplicadora contratada para o Enade 2019, a Fundação Cesgranrio, sob a supervisão do Inep. A atividade já foi realizada em outras dez capitais: Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). Até 17 de novembro, todas as capacitações terão sido efetivadas. O exame será aplicado no dia 24 de novembro.

Questionário – Os coordenadores de curso das instituições de educação superior devem orientar os 434.859 estudantes inscritos nesta edição do Enade a responder ao Questionário do Estudante até 21 de novembro. O documento faz parte do processo avaliativo e o seu preenchimento é obrigatório. O estudante que não responder ao questionário ficará em situação de irregularidade junto ao Enade e, ainda que cumpra todas as demais obrigações do exame, não conseguirá colar grau.

Na edição de 2019, o exame avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, cosmética, agronegócio e segurança no trabalho.

Enade – O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências para a formação geral e profissional, bem como a atualização do estudante em relação à realidade brasileira e mundial.

Referência: Ascom Inep

Remodal