Na última semana foi divulgado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame é a principal forma de acesso ao ensino superior. Com ele é possível ao aluno, concorrer a vagas em universidades públicas e privadas por meio do Prouni ou Fies.
Dados revelam que a procura pelo exame entre os candidatos que pretendem cursar uma graduação na modalidade EaD também têm crescido. De acordo com o do estudo “Benchmark + Campus”, de 2019, o Enem é a principal forma de acesso a EaD, sendo responsável por cerca de 28% das matrículas. O número é quase o dobro correspondente ao vestibular agendado que corresponde a 16%.
Ainda segundo dados do Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pouco mais de 40% dos ingressantes no ensino superior, o fizeram por meio do Enem.
O exame é uma boa alternativa para quem mora longe de instituições de ensino superior, uma vez que, além de não precisar se deslocar para fazer o vestibular, o custo com deslocamento e taxas também é menor. A desvantagem é que o Enem acontece apenas 1 vez ao ano.
Por outro lado, grande parte das instituições privadas trabalham com bolsas de estudos com base na nota do Enem. Para o aluno que tiver um bom aproveitamento no exame as chances serão maiores.