Na última quinta-feira (24/6), o Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), entre eles Elizabeth Guedes e Larissa Martino, respectivamente presidente e diretora executiva da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), participaram de um encontro virtual com a Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães.
No encontro foi abordada a proposta de parecer e resolução das diretrizes nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno ao ensino presencial e processos de ensino e aprendizagem, com ênfase na educação superior.
Para Maria Helena, o grande desafio da educação no Brasil é a desigualdade socioeconômica. Em relação ao ensino superior, ela acredita que seja a hora de rever alguns currículos de graduação que estão antigos e desatualizados e discutir a criação de graduações multidisciplinares. Para ela, o modelo de regulação atual dificulta a inovação.
Além da ANUP e do CRUB, participaram da reunião as associações parceiras: Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Fórum das Faculdades Comunitárias (FORCOM) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (ANDIFES).
Ciência da Informação
Na segunda-feira (21/6), a Rede de Biblioteconomia formada pela ANUP, em parceria com a Associação Nacional de Pesquisadores e Procuradores Institucionais das IES Privadas (ANPI-IES), realizou sua primeira reunião virtual. Na ocasião, o grupo trocou informações sobre as melhores práticas em visitas virtuais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e recebeu orientações de como proceder nas visitas.
A Rede de Biblioteconomia ANUP/ANPI foi criada para ser um local onde os profissionais de instituições de ensino superior pudessem debater os desafios da área de biblioteconomia e ciência da informação diante da rápida mudança na digitalização dos acervos e da virtualização dos processos avaliativos.
O grupo realiza debates sobre novas tendências, levanta necessidades de modernização e estabelece contato frequente com os órgãos reguladores, sempre de forma participativa, construindo posições coletivas e em articulação com as entidades de representação profissional.