A Comissão Senado do Futuro aprovou hoje a realização de uma audiência pública para analisar os recentes pedidos de demissão de funcionários do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os membros da comissão aprovaram um requerimento do senador Izalci Lucas (PSDB-DF).
Os senadores pretendem convidar o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, para prestar explicações sobre o tema. Além dele, Izalci Lucas propôs também o convite ao deputado federal Israel Batista (PV-DF), presidente da frente parlamentar mista de Educação, e a Alexandre Retamal, presidente da Assinep (Associação de Servidores do Inep).
Para Izalci Lucas, a audiência se faz necessária diante das alegações dos funcionários que pediram demissão de que a gestão do Inep é ruim e frágil. Em seu requerimento, o senador também mencionou a proximidade da realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece nos dias 21 e 28 de novembro,
Na última segunda-feira (8), 35 funcionários do Inep pediram exoneração de seus cargos no órgão. Os pedidos aconteceram de forma coletiva e como uma medida para pressionar a saída do atual presidente do órgão, Danilo Dupas.
Ontem, Dupas foi à Câmara prestar explicações sobre as demissões na Comissão de Educação da Casa. Ele se limitou a dizer que o pedido de exoneração dos servidores aconteceu por uma questão interna, mas não deu detalhes sobre esse problema.
Fonte: Portal UOL